Boxing Day não é só sinónimo de futebol em países como Inglaterra, Escócia e Bélgica mas também de prova de Taça do Mundo de Ciclocrosse! Após dois dias de descanso para as festividades natalícias, o pelotão regressou à competição no duríssimo circuito de Gavere, um circuito com muita dureza, muitas subidas e muita lama. Thibau Nys foi o ciclista que arrancou mais forte e, após uma volta, por sinal bastante longa, a frente de corrida estava reduzida ao campeão da Europa, Pim Ronhaar, Mathieu van der Poel e Michael Vanthourenhout.
A volta seguinte não trouxe novidades e, depois de duas voltas a estudar os adversários, surgiu o inevitável ataque de Mathieu van der Poel. Rapidamente, o campeão do Mundo ficou sozinho na frente de corrida à procura de mais uma vitória na temporada. Sempre a um ritmo muito certo, e sem forçar muito, Van der Poel fez mais de 5 voltas em solitário para conquistar a 3ª vitória da época. Vanthourenhout foi quem mais perto se aproximou, terminando em 2º, a 26 segundos, com Nys a completar o pódio, a 41 segundos.
Nas contas da Taça do Mundo, dia muito positivo para Vanthourenhout, com os 30 pontos somados hoje a servirem para reforçar a liderança da competição. O belga da Pauwels Sauzen – Bingoal tem 170 pontos mais 36 que Toon Aerts e 55 que Lars van der Haar.
Entre as senhoras, a prova foi dominada pela campeã do Mundo Fem van Empel, com a neerlandesa a terminar com 37 segundos de vantagem para Lucinda Brand e 46 para Puck Pieterse. O segundo lugar valeu o aumento da liderança da Taça do Mundo para Brand, agora com 185 pontos, mais 44 que Marie Schreiber e mais 54 que Zoe Backstedt.