Depois da tempestade veio a bonança para o pelotão e, principalmente, para os sprinters presentes no Tour de France. Dia tranquilo, os primeiros ataques resultaram na fuga do dia e controlo total por parte do pelotão. Simon Gugliemi, Nelson Oliveira, Mathieu Burgardeau e Jonas Abrahamsen pareciam formar a escapada do dia só que, um a um, foram desistindo da fuga, deixando apenas Gugliemi na frente. O francês da Arkea-Samsic partiu para a aventura em solitário, o pelotão pouco-se importou com a diferença e, quando quis acelerou.



A grande aceleração foi feita a 80 quilómetros do fim, por altura da passagem pelo sprint intermédio, com Nans Peters e Pierre Latour a saírem do grande grupo após a disputa do mesmo. O duo de franceses rapidamente chegou a Gugliemi e, na única subida do dia, o Côte de Béguey, este ficou para trás, deixando os dois ciclistas mais frescos na frente. Sentindo maior perigo, as equipas dos sprinters nunca deram muita margem a Peters e Latour que, à vez, foram apanhados pelo pelotão, com Latour a ser o último resistente a 3,55 quilómetros do fim.

Com curvas e contra-curvas nas centenas de metros que se seguiram, o pelotão alongou bastante, no entanto o ritmo abrandou um pouco até aparecer a Alpecin-Deceuninck, a apenas 2 quilómetros do fim. A equipa neerlandesa assumiu a frente do pelotão, o ritmo voltou a aumentar bastante e foi já dentro do quilómetro final que apareceu a Bora-hangrohe com um homem na frente. Foi por breves instantes, já que Mathieu van der Poel voltou a fazer um grande lançamento.



Ainda o neerlandês nã tinha saído da frente, Mark Cavendish vinha de muito longe, tentando surpreender com um longo sprint. O britânico colocou-se na frente, Jasper Philipsen colou na roda e a menos de 100 metros do fim saltou para a frente para celebrar o 3º triunfo no Tour! Cavendish está cada vez mais perto da vitória e foi 2º, à frente de Biniam Girmay, outra das agradáveis surpresas do dia. Fabio Jakobsen e Caleb Ewan foram os grandes ausentes do top-10. Jonas Vingegaard segue de amarelo na Volta a França.

By admin