Entre as grandes nações do ciclismo só em Itália faltava iniciar a temporada, algo que aconteceu no dia de hoje com o Trofeo Laigueglia, competição marcada pelo circuito final em Laigueglia que continha duas duras subidas. Depois de muita luta pela presença na fuga, Jacopo Cortese, Ricardo Tosin, Lorenzo Roda, Francesco Carrollo e Gil Gelders tiveram a liberdade necessária do pelotão para estar na frente.



Trek-Segafredo, INEOS Grenadiers, UAE Team Emirates e, surpreendentemente, Bardiani eram as equipas que trabalhavam no pelotão. A 50 quilómetros do fim, a situação de corrida mudava drasticamente, com um grupo de 20 ciclistas a saltar para a frente e já com nomes importantes como David Gaudu, Carlos Rodriguez, Richie Porte, Alessandro Covi, Diego Ulissi e Lorenzo Rota.

Com 6 elementos na frente, a UAE Team Emirates era quem estava obrigada a trabalhar na frente, sendo que no pelotão era a Trek-Segafredo quem era obrigada a perseguir. Na penúltima volta, mais concretamente, a 20 quilómetros do fim, o grupo da frente voltava a mudar com Rota a mexer, levando consigo, apenas, Covi, Rodriguez e Ayuso, a quem mais tarde, se juntava Polanc.



A 10 quilómetros do fim, na derradeira passagem pelo Colla Micheri, Rota voltou a atacar, com Covi e Ayuso a serem os únicos a seguir o italiano. O grupo colaborou até aos derradeiros 3 quilómetros e, com diferenças muito curtas, Rodriguez e Polanc voltaram a entrar na frente já no último quilómetro.

Sem descanso, Polanc passou direto, todos se começaram a entre-olhar e isso foi fatal. O esloveno da UAE Team Emirates pedalou para o triunfo, algo que parecia praticamente impossível uns minutos antes. O domínio da UAE Team Emirates foi avassalador, com Ayuso e Covi a sprintarem para o 2º e 3º lugares respetivamente. O melhor dos restantes foi Rota, em 4º.



By admin