Caminhamos a passos largos para o início da temporada de 2024 e, como é habitual, o pelotão desloca-se até à Oceânia para as primeiras competições. O tiro de partida do World Tour dá-se no Tour Down Under, no próximo dia 16 de Janeiro e, ao que tudo indica, 2 portugueses estarão à partida da competição. Ainda antes do final do ano, a organização divulgou uma lista provisória dos ciclistas inscritos e, já em 2024, algumas equipas começaram a confirmar o seu elenco. Antes, a 13 de Janeiro, corre-se a Down Under Classic, um critério que servirá para aquecer os motores dos ciclistas.
Uma das equipas que já confirmou o seu “sete” foi a Movistar. A equipa espanhola irá à Austrália com os reforços Jon Barrenetxea e Manlio Moro, Ivan Garcia Cortina, Johan Jacobs, Vinícus Rangel, Gonzalo Serrano e o português Ruben Guerreiro. Pela primeira vez desde 2019, o ciclista natural de Pegões estará no Tour Down Under, competição onde já esteve por 3 ocasiões consecutivas. Esta é uma prova da qual Ruben Guerreiro guarda boas recordações, já que foi 9º em 2018 e 8º em 2019, tendo sido 2º na classificação da juventude em ambos os anos. Com mais experiência e numa equipa onde Gonzalo Serrano pode ser um apoio importante, este resultado pode ser melhorado. Iniciar a temporada forte é o objetivo do antigo campeão nacional.
Ao que tudo indica, António Morgado será o outro português a estar em solo australiano nas semanas que se seguem. Reforço da UAE Team Emirates para as próximas temporadas, o jovem talento nacional irá estrear-se com as novas cores e logo no World Tour. Será o primeiro contacto com a elite do ciclismo, pelo que a aprendizagem será fundamental nestes primeiros dias de competição oficial. A acompanhar o português, a UAE Team Emirates selecionou Alessandro Covi, Finn Fisher-Black, Alvaro Hodeg, Diego Ulissi, Michael Vink e Isaac del Toro.