Com a temporada nacional de ciclismo já em andamento, vieram a público novidades relativamente a alguns ciclistas portugueses e a processos que os mesmos tinham em curso no Tribunal Antidopagem da UCI. Falamos de David Rodrigues e Hugo Sancho, que se encontram suspensos por 4 anos.



Trepadores bastante regulares e importantes nas equipas por onde passaram, não só com resultados individuais mas também trabalhando para o coletivo, não competem desde o início de 2021, sendo que as últimas equipas foram a Rádio Popular-Boavista e a Miranda-Mortágua, respetivamente. Com os processos possivelmente já em andamento, esta foi uma forma de “auto-suspensão” dos ciclistas, sendo que, devido à sua idade, Hugo Sancho, com 40 anos neste momento, já se encontra retirado.

Uma vez que os processos burocráticos de ambos os ciclistas envolviam irregularidades no passaporte biológico, e a legislação portuguesa não permite uma suspensão preventiva relacionada com estas situações, as mesmas só se tornaram efetivamente válidas na data de conclusão dos processos. Desta forma, David Rodrigues estará suspenso de 11 de outubro de 2021 a 11 de outubro de 2025, com Hugo Sancho a ver a sua sanção ir de 16 de maio de 2021 a 16 de maio de 2025.



As sanções encontram-se publicada na página da internet da ADoP, tal como se verifica na tabela seguinte:

 

Foto: UVP-FPC

By admin