A etapa em linha mais curta deste Tour saiu para a estrada já bem depois da hora de almoço e desde o seu início se deu uma luta intensa pela presença na fuga do dia. Rui Costa, Nelson Oliveira, Lilian Calmejane, Dylan Teuns, Omar Fraile, Michael Woods, Vincenzo Nibali, Ilnur Zakarin, Tony Gallopin e Pierre-Luc Perichon eram alguns dos 33 ciclistas presentes na frente. Este grupo entrou com 2:30 de vantagem na longa subida de Val Thorens no entanto aío cenário de corrida mudou.



Se até essa altura foi a Team INEOS a controlar o pelotão, surgiu a Jumbo-Visma, com George Bennett e Laurens de Plus, a impor um ritmo mais forte que, aos poucos, foi diminuindo o número de ciclistas no pelotão. Na frente, sobravam 5 (Nibali, Woods, Zakarin, Gallopin e Perichon). A vantagem para a frente ia diminuindo e caia abaixo dos 2 minutos à falta de 20 quilómetros.

Com a subida já na sua segunda metade, a 13 quilómetros do fim, e depois de Richie Porte já ter cedido, foi a vez de Julian Alaphilippe ficar para trás. De Plus impunha, cada vez mais, um ritmo mais violento e o 2º classificado ficava para trás com Enric Mas a tentar rebocar o francês. Ao mesmo tempo, na frente, ficava apenas Vincenzo Nibali com pouco mais de 1 minuto de vantagem.



Parecia quase impossível o Tubarão de Messina aguentar tantos quilómetros sozinho sem que os favoritos do Tour o conseguisse alcançar no entanto o experiente italiano fez o impossível. Apesar de várias tentativas de ataque, Simon Yates, Nairo Quintana, Warren Barguil ou Marc Soler tentaram fazer a ponte mas sem sucesso, Nibali foi-se aguentando e entrou no quilómetro final com 30 segundos de vantagem.

Depois de Gregor Muhlberger ter trabalhado na frente, Emanuel Buchmann tentou à entrada do quilómetro final mas quem conseguiu sair foi o duo da Movistar Alejandro Valverde e Mikel Landa que, mesmo assim, não conseguiram alcançar Vincenzo Nibali que triunfava na etapa, um objetivo que tanto perseguia. Valverde foi 2º a 10 segundos e Landa 3º, a 14. Bernal e Thomas chegaram de seguida, a 17 segundos, com o colombiano a ser o virtual vencedor do Tour. O novo 3º classificado é Steven Kruijswijk. Julian Alaphilippe terminou a pouco mais de 3 minutos, descendo ao 5º lugar da geral.





By admin