As expectativas eram muitas, as esperanças dos Países Baixos estavam quase todas depositadas em Mathieu van der Poel e o neerlandês tinha feito uma preparação minuciosa para este dia. Os dados do contra-relógio coletivo eram boas, Van der Poel estava contente mas o pior estava para vir. Com a prova a começar bastante cedo, o ciclista de 27 anos foi para a cama às 21 horas e a partir daqui segue-se um enredo digno de um filme. Vamos aos acontecimentos!
Duas jovens (de 13 e 14 anos) bateram várias vezes na porta do quarto de Van der Poel, que ficou bastante irritado com a situação. De referir que o neerlandês estava separado dos seus colegas de equipa, chegou cedo a Wollongong e constipado, pelo que lhe foi dado um quarto diferente, num piso diferente, e, ontem, estava a dormir com a sua namorada.
Esta situação durou durante uma hora e meia e, por volta da meia-noite, surgia um novo capítulo, com a polícia a bater à porta do quarto de … Van der Poel. Esta foi chamada ao local pelos responsáveis do hotel, afirmando que Van der Poel as teria empurrado e, uma delas, teria sofrido uma lesão no cotovelo e outra sido empurrada contra a parede. Levado para interrogatório, o neerlandês negou os acontecimentos, chegou a estar na esquadra e viu o seu passaporte ser confiscado.
Por volta das 4 horas da manhã, o neerlandês regressava ao hotel mas, como seria de esperar, pouco ou nada dormiu até às 7 horas. Toda esta história foi confirmada pelo próprio Van der Poel antes do começa da prova e, sem uma noite de sono e sem descanso, viria a acontecer algo que se previa: aos 35 quilómetros de prova, e na primeira passagem pela zona de abastecimento, Van der Poel abandonava a corrida.
Já depois da desistência de Mathieu van der Poel, a polícia emitiu, confirmando tudo o que já tinha sido dito pelo ciclista de 27 anos. Com o passaporte confiscado, o mais provável é Van der Poel ter que permanecer na Austrália cerca de 6 semanas, é esse o procedimento normal neste país. Para além disso, o neerlandês estará presente a juiz na próxima terça-feira, dia 27.