Última etapa em linha da Volta a Portugal 2024, com a mítica chegada ao Alto da Senhora da Graça. 108 ciclistas à partida e, logo nos primeiros quilómetros formou-se uma fuga muito numerosa, com mais de 30 atletas. Na frente, nomes como Luís Fernandes, Jesus del Pino, Hélder Gonçalves, Luís Gomes, Edgar Cadena, Diogo Barbosa, Artem Nych, Frederico Figueiredo, Gonçalo Leaça, Jaume Guardeño, Henrique Casimiro e Abner Gonzalez. Quem também estava na frente era Nico Tivani que aproveitava para passar na frente as metas volantes e garantir a classificação por pontos.
Vários ciclistas do top-20 na fuga, incluindo um top-10, Del Pino, e nem isso impediu a fuga de ter mais de 5 minutos de vantagem. Foi com essa vantagem que os grupos entraram na subida do Barreiro, onde Kern Pharma e Burgos-BH decidiram pegar no pelotão. O grupo ia ficando cada vez mais reduzido, com Diego Camargo e António Carvalho a ficarem para trás a meio da subida.
Jon Agirre abriu as hostilidades entre os favoritos, antes de Colin Stussi e Afonso Eulálio também mexerem. Foi Eulálio a fazer mais diferenças, atacando a 2 quilómetros do topo e passando lá em cima com 8 segundos de vantagem para Stussi, Bizkarra e Delio Fernandez. O camisola amarela apanhou a boleia de dois ciclistas da Kern Pharma e de Pedro Silva e isso foi fundamental na ligação entre as duas subidas, parecia que ia ganhar uma boa vantagem, no entanto no sopé do Monte Farinha havia junção de grupos. A fuga é que voltava a ganhar tempo, chegando aos 4 minutos.
Na frente, foi Artem Nych a forçar o ritmo e reduzindo o grupo. O ciclista da Sabgal/Anicolor era um dos mais interessados em manter a diferença grande, subindo bastante na geral. Atrás, Eulálio mexia a 5 quilómetros do fim, Stussi ao seu ritmo conseguiu fechar o espaço e, a partir daqui, era um braço de ferro entre estes dois e o grupo da frente. A resistência de Eulálio terminava a mais de 3 quilómetros do fim, com Stussi a ir embora, em busca de recuperar o tempo para os da frente.
Nych eliminou todos menos Abner Gonzalez que, nos primeiros finais, se destacou conquistando a vitória, a primeira de sempre da Efapel na Volta a Portugal. Nych chegou a 6 segundos e a partir daqui foi a contar o tempo. Stussi chegou a 3:21, Eulálio a 4:39. Assim, Nych é o novo lider da Volta a Portugal, com 49 segundos de vantagem para Gonzalez. Stussi é 3° a 53.