Não há três sem quatro e hoje foi dia para a 4ª chegada em alto consecutiva na Volta a Suíça! Etapa curta, apenas 118 quilómetros mas muito dura, um dia feito em circuito. A fuga formou-se relativamente cedo, ainda na primeira passagem pelo Col de la Croix, sendo composta por 8 ciclistas. Na frente estavam Harold Martin Lopez, Finaly Pickering, Valentin Paret-Peintre, Einer Rubio, Johannes Staune-Mittet, Jan Christen, Sylvain Moniquet e Maxin van Gils.



A curiosidade ia para a presença de Christen, da UAE Team Emirates, na frente, o que obrigava outras equipas a trabalhar no pelotão. Quem o fazia era a INEOS Grenadiers de Egan Bernal, uma equipa que manteve a diferença para a frente estável abaixo dos 2 minutos. A monotonia da corrida mudava a 60 quilómetros do fim, depois da pasasgem por Villars-sur-Ollon, quando Christen atacou, tendo a companhia de Paret-Peintre. Estes dois foram apanhados, seguindo-se Staune-Mittet. O norueguês ficou sozinho na frente, fez o Col de la Croix isolado e iniciou a descida com 45 segundos de vantagem para o pelotão.

O ciclista da Visma|Lease a Bike conseguiu aumentar a sua vantagem até 1:30, numa altura em que a UAE Team Emirates já estava no comando do pelotão. Nas primeiras rampas da subida final, a INEOS voltou a aparecer, o ritmo era cada vez mais elevado e o grupo ia ficando cada vez mais curto. A 4400 metros do fim, numa altura em que Staune-Mittet estava praticamente alcançado, Felix Gall foi o primeiro a atacar no grupo principal.




O austríaco teve uma pequena vantagem, no entanto um ataque de João Almeida desfez o grupo. Apenas Yates, Kelderman e Riccitello seguiram o português que, rapidamente, apanharam e deixaram para trás Gall. 1600 metros e ataque de Yates, com Almeida a seguir o seu companheiro de equipa. Os dois pedalaram juntos até à meta e cruzaram a mesma a celebrar o triunfo que ficou para o líder da prova. João foi 2°. Riccitello foi 3° a 14 segundos, com um pequeno grupo a ter Bernal e Skejlmose a chegar a 16.

Na geral, Yates é mais líder, com 31 segundos de vantagem para João Almeida e 1:51 para Bernal.

By admin