Etapa rainha do Tour de Romandie, com a longa subida a Thyon 2000 a ser o palco das grandes decisões da competição helvética. Um enorme grupo marcou a fuga do dia, um total de 24 ciclistas foram para a frente de corrida, entre os quais Josef Cerny, Julien Bernard, Quinten Hermans , Thomas De Gendt, Ben Zwiehoff , Lawson Craddock, Christopher Juul-Jensen, Gianmarco Garofoli, Antoine Debons e Ewen Costiou.



A UAE Team Emirates marcou o ritmo durante grande parte da etapa mas na parte mais dura apareceu a Groupama-FDJ, o que fez reduzir bastante a diferença para a frente de corrida. Também a própria dureza fez com que a fuga se fosse reduzindo em termos de números, com Craddock, Juul-Jensen e Zwiehoff a serem os últimos escapados a serem apanhados, já em plena ascensão a Thyon 2000.

O início da subida foi madrasto para Michael Woods e Jesus Herrada, com os dois a caírem e o canadiano a ser forçado a abandonar. Brandon Rivera ainda esboçou um ataque, numa altura em que a Team DSM assumiu o grupo e o ritmo de Marco Brenner partiu por completo o grupo. O líder Juan Ayuso era um dos nomes a ceder, tal como Gino Mader e Egan Bernal, ainda à falta de 8 quilómetros da chegada.

À falta de 7 quilómetros, Romain Bardet foi o primeiro grande favorito a mexer, um ataque que serviu para reduzir ainda mais o grupo. O grupo ficou reduzido a cerca de 10 ciclistas e a 4600 metros do fim Adam Yates lançou a sua ofensiva. O britânico abriu logo espaço para um grupo composto por Matteo Jorgenson, Romain Bardet, Max Poole , Damiano Caruso, Thibaut Pinot e Cian Uijtdebroeks.



Aos poucos a vantagem do britânico foi abrindo, só que o super-combativo Pinot não desistiu. O primeiro atacou não resultou mas ao segundo deixou os companheiros de grupo para trás. O ritmo era muito forte, parecia que iria apanhar Yates só que o ciclista da UAE Team Emirates ainda tinha guardado energia para o final e, debaixo de chuva, celebrou a vitória em etapa. Pinot foi 2º a 7 segundos e Caruso fechou o pódio a 19.

Na classificação geral, Yates é o novo líder e, à falta de uma etapa, tem 19 segundos de vantagem para Jorgenson (5º hoje a 21 segundos) e 27 para Caruso.

By admin