La Vuelta 2024 - 79th Edition - 9th stage - Motril - Granada 178,5 km - 25/08/2024 - Adam Yates (GBR - UAE Team Emirates) - photo Rafa Gomez/SprintCyclingAgency�2024

Grande etapa de montanha em perspetiva na Vuelta para fechar a primeira semana de competição, com a chegada da alta montanha e o possível espetáculo entre os homens da geral a deixar as expectativas altas. Depois de algumas tentativas, 26 ciclistas conseguiram formar a fuga do dia, um grupo que se consolidou com 5 minutos de vantagem ainda antes do início das dificuldades montanhosas. Na frente estavam nomes como Wout van Aert, Adam Yates, Marc Soler, Jay Vine, Max Poole, David Gaudu, Stefan Kung, Pablo Castrillo, Chris Harper, Trostein Traeen, Patrick Konrad e Darren Rafferty.



O Puerto de El Purche chegou e a seleção na frente fez-se de forma natural, sendo que no alto ficaram apenas 8: Yates, Soler,Vine, Gaudu, Kung, Castrillo, Harper e Traeen. Vantagem a rondar os 4:30 e os 5 minutos, o que começava a colocar Gaudu e Yates no top-5 da classificação geral. Do pelotão atacava Richard Carapaz, com o equatoriano a andar muito tempo intermédio entre o pelotão e a fuga. Depois da rápida descida, a fuga entre no Alto de Hazallanas com 4:30 de vantagem para o pelotão, uma fuga que ficava reduzida a Vine, Yates e Gaudu.

Vine deu uma ajuda importante mas à falta de 58 quilómetros para o fim Yates já estava isolado na frente de corrida. O britânico ainda tinha muito para dar e conseguiu aumentar para 5:30 a diferença para o grupo dos favoritos até ao alto da subida. Vine, Castrillo e Gaudu tinham já a companhia de Carapaz mas já estavam a quase 2 minutos da frente. Yates continuava na sua demanda, sempre a aumentar a sua vantagem para todos, um homem numa missão.




Já com mais de 6:30 de desvantagem, os favoritos começaram a mexer-se com Enric Mas a atacar a 27 quilómetros do fim. Pavel Sivakov ainda tentou seguir o espanhol mas não aguentou durante muito tempo. Mas estava muito forte e conseguiu ganhar 1 minuto para o grupo dos favoritos. Lá no alto, Yates passava com 1:40 para Carapaz, 4:40 para Mas e 5:40 para os restantes favoritos.

Descida tranquila para Yates, o britânico não teve percalços e, em Granada, celebrou uma vitória épica, a primeira da carreira na Vuelta! Carapaz foi 2° a 1:39 e a 3:45 chegaram os favoritos, já com Mas incluindo, ele que teve uma saída de estrada muito perigosa durante a descida. O 3° foi O’Connor, conseguindo somar 4 segundos de bonificação.

Na geral, O’Connor passou mais um teste, estando com 3:53 de vantagem para Roglic e 4:32 para Carapaz. Yates também subiu bastante, sendo já 7°.

By admin