Foto: ASO/Tour of Oman

Último e decisivo dia do Tour of Oman, com a grande etapa de montanha da competição. Tradicional chegada à Green Mountain (5,8 kms a 10,1%), em mais um dia encurtado devido às condições meteorólgicas extremas. Desta vez, foi o calor fez encurtar a etapa dos iniciais 139 kms para 72 kms. Novamente uma fuga bastante pequena, constiuída por Huub Artz, Tobias Lund Andresen, Tord Gudmestad e Tegsh-bayar Batsaikhan, com a UAE Team Emirates a manter estes 4 ciclistas sempre debaixo de olho.



Apesar de tudo, com a fuga não atirava a toalha ao chão, entrou com mais de 1 minuto na subida final e, aí começou a aventura solitária de Artz. O jovem neerlandês ainda tinha mais para dar, só que no grupo dos favoritos a UAE Team Emirates impunha um ritmo forte, já com Adam Yates ao trabalho. O britânico estava ao serviço de Finn Fisher-Black só que o líder da geral não aguentou o ritmo do colega de equipa e viu-se obrigado a ceder, colocando o seu próprio ritmo para não rebentar de vez.

Estávamos a 1000 metros do fim e, 300 metros depois, já Artz tinha a companhia de de Yates e Jan Hirt. Já sei capacidade para seguir os dois trepadores, Artz cedia e a vitória iria ser decidida pelos dois ciclistas que tinham saído do grupo dos favoritos. Lado a lado nos metros finais, Yates mostrou ser um ciclista muito mais explosivo e, com relativa facilidade, arrancou a menos de 200 metros do risco de meta, para conquistar a vitória em etapa. Hirt chegava 11 segundos depois e Artz era 3º, 29 segundos, chegando totalmente esgotado. Fisher-Black foi 6º a 44 segundos, atrás de Cristian Rodriguez e Diego Ulissi.



Na classificação geral, Adam Yates “roubou” a liderança ao seu colega de equipa, sagrando-se o vencedor final do Tour of Oman, com Hirt e Fisher-Black a acompanharem o britânico no pódio. Fisher-Black coroou a boa prova com triunfos nas classificações por pontos e da juventude. No top-10 destaque para as presenças de 2 ciclistas de ProTeams, Johannes Kulset e Ivan Cobo.

By admin