Dia final do UAE Tour, com a subida a Jebel Hafeet a marcar todas as decisões da prova árabe, com Remco Evenepoel a partir de vermelho para a tirada. Numa tirada totalmente plana até à subida final, Sam Welsford, Ignatas Konovalovas, Maurice Ballerstedt, Jaako Hanninen e Michel Hessmann marcaram a primeira fase da corrida, estando na fuga do dia, onde Welsford aproveitou para passar na frente em ambos os spints intermédios.



Soudal Quick-Step, Movistar, UAE Team Emirates e Bahrain Victorious mostravam intenções na frente do pelotão, a fuga ainda entrou com cerca de 3 minutos no sopé da subida final, onde Konovalovas e Hessmann se mostraram os mais fortes. Atrás, o ritmo era outro e rapidamente chegaram aos dois fugitivos, depois de um forte ataque de Adam Yates, à falta de 6 quilómetros.

A primeira ofensiva do britânico partiu o grupo dos favoritos, somente Remco Evenepoel e Sepp Kuss o conseguiram seguir. Kuss ainda esteve na frente durante 2 quilómetros mas o ritmo maioritariamente imposto por Evenepoel era demais. A partir daqui, Evenepoel e Yates colaboraram, até nova ofensiva de Yates que deixou o líder do UAE Tour sem resposta. Yates pedalou os derradeiros 3000 metros isolado e fugiu para a vitória em Jebel Hafeet, a segunda da carreira neste local, apesar de uma aproximação final do campeão do Mundo. Evenepoel foi 2º a 10 segundos e, numa subida de trás para a frente, Geoffrey Bouchard fechou o pódio a 42 segundos. Na luta pela geral, Kuss chegou a 47 segundos e Bilbao e Plapp a 54.



As grandes diferenças feitas no dia de hoje levaram a algumas alterações na classificação geral. Enquanto Remco Evenepoel não teve a vitória final ameaçada, o campeão do Mundo esteve sempre no controlo, Plapp segura o 2º lugar por apenas 1 segundo, à frente de Yates que supera Bilbao por 3 segundos. Tim Merlier venceu a classificação por pontos e Evenepoel também leva a juventude.

By admin