Desde o término da Volta a Portugal que se falava que Afonso Eulálio iria ingressar no World Tour. Os rumores eram muitos e, há poucos momentos, foi confirmado o seu destino, com o ciclista português a ser confirmado como reforço da Bahrain-Victorious, conseguindo dar o salto para a divisão mais alta do ciclismo mundial.
Aos 23 anos, e depois de duas temporadas na ABTF Betão-Feirene, Eulálio consegue o merecido prémio depois de muita regularidade. Campeão nacional sub-23 em 2021, o jovem trepador luso teve uma temporada de 2o24 de grande nível, tendo sido 2º no Troféu Joaquim Agostinho onde venceu no Alto do Montejunto, 3º no GP Jornal de Notícias, onde também venceu uma etapa, 5º na Vuelta as Asturias, 9º no Circuito Getxo e 10º na Volta a Portugal. Apesar de ter sido “apenas” 10º foi 2º em duas etapas, deu muito espetáculo e andou 6 dias de camisola amarela, a grande revelação/confirmação da prova.
Todos estes resultados tornaram Afonso Eulálio um alvo apetecível e a Bahrain-Victorious conseguiu assegurar os serviços do ciclista português. Em declarações ao site da equipa árabe, Eulálio afirmou “estar muito feliz por me juntar à equipa nos próximos dois anos. Espero que com esta oportunidade tenha a oportunidade de evoluir e crescer continuamente com uma das melhores equipas do mundo. Sinto-me muito motivado e estou ansioso por agradecer à equipa pela oportunidade que me deram ao mostrar isso durante as corridas.”
Afonso Eulálio torna-se no 7º português confirmado no World Tour para 2025, juntando-se a João Almeida, António Morgado, Rui Oliveira e Ivo Oliveira na UAE Team Emirates e Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro na Movistar. Boa sorte na nova aventura Afonso!