Menos de duas semanas depois do fim da Volta a Portugal, o pelotão nacional regressou à estrada para o GP Mortágua – Pedro Silva, competição de homenagem ao malogrado Pedro Silva, mentor do Velo Clube do Centro. Dia de muito calor no Centro de Portugal, o que endurecia, ainda mais, o percurso que tinha 3 passagens pela subida da Felgueira.
17 equipas presentes e, com a grande maioria presente na fuga, a vitória ficou decidida para o grupo da frente na primeira fase. João Matias aproveitou a presençana frente para vencer o Prémio Pedro Silva e Afonso Silva venceu as classificações da montanha e das metas volantes. Estas não foram as únicas subidas ao pódio do jovem da AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense.
O ciclista português de 24 anos isolou-se na parte final e venceu o GP Mortágua, conquistando a primeira vitória como profissional. Afonso Silva venceu com 37 segundos de vantagem para o grupo perseguidor, onde José Luis Faura foi 2º e Frederico Figueiredo 3º. O 2º lugar valeu a Faura o triunfo na classificação das equipas de clube e Manuel Rodriguez, 15º na chegada, foi o melhor jovem. A correr em casa a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua venceu coletivamente.