Foi uma Brabantse Pijl bem dura a deste ano, com a chuva e o vento a endurecerem uma corrida que já por si tem bastantes dificuldades e é muito selectiva. Ao contrário do que aconteceu noutras clássicas esta época, o pelotão apenas permitiu a 4 elementos escaparem-se nos primeiros quilómetros, 4 ciclistas que cedo se viu estarem condenados a serem alcançados até porque todos queriam estar bem posicionados.
A razão disso? O piso molhado estava a provocar cortes constantes no grupo principal e as quedas foram-se acumulando. A corrida entrou na sua fase absolutamente decisiva a 50 kms da meta, quando já só havia cerca de 50 corredores no pelotão. Numa altura em que a fuga estava prestes a ser apanhada o francês Remi Cavagna fez a ponte para esses 4 elementos e o único a conseguir seguir o ritmo do corredor da Soudal-Quick Step foi o norueguês Gudmestad. Detectando o perigo algumas das principais equipas reagiram e enquanto ainda era tempo Andreas Kron, Ben Healy, Lucas Eriksson e Dorian Godon fizeram a ponte para a frente, ficando 6 a liderar a corrida, com 40 segundos de vantagem para um restrito grupo perseguidor.
A maior força de trabalho era da Lotto-Dsnty, só que era uma formação com um elemento na frente e quem mais colaborava era a Cofidis e a Israel-Premier Tech, o sexteto dianteiro entrou na última volta com 50 segundos de avanço. Dentro desta selecção sempre se viu que nas subidas os mais fortes era Ben Healy e Dorian Godon e este duo finalmente conseguiu livrar-se de Remi Cavagna a cerca de 15 kms do final. Healy e Godon passaram a última dificuldade antes da meta com 35 segundos sobre Cavagna e 1:10 sobre Kron e Eriksson.
Ben Healy tentou jogar a sua mão na parte final, deixou de passar pela frente a 2000 metros da meta e Dorian Godon não teve medo nenhum de fazer essa fase da corrida na frente, lançou o seu poderoso sprint de longe e rapidamente se viu que ia vencer e conquistar aquela que foi uma melhores vitórias da carreira. A Ag2r Citroen obteve mesmo uma dupla presença no pódio, Benoit Cosnefroy atacou na parte final e ultrapassou Remi Cavagna para conquistar o 3º posto.