Já tínhamos avisado dia 23 de Julho que estas movimentações de mercado poderiam acontecer e que faziam todo o sentido e a Ag2r Citroen está no foco de todas estas mexidas. A equipa francesa decidiu mudar o rumo e apostar nas clássicas, e para isso abdicou quase totalmente das Grandes Voltas.




Falando especificamente da equipa de clássicas, obviamente o grande atractivo será Greg van Avermaet. O experiente belga já tinha dado uma entrevista a confirmar que sairia da CCC Team e que considerava que na formação polaca já não havia mais espaço para crescer, vou hoje então anunciado que vai reforçar a Ag2r Citroen Team durante as próximas 3 temporadas! Sim, leram bem, mesmo aos 35 anos, o nível de resultados de Greg van Avermaet ainda é tal que lhe foi confiado um contrato de longa duração.

Com um palmarés invejável, Avermaet esteve sempre entre os 10 melhores ciclistas nos últimos 5 anos e é tremendamente consistente. Já ganhou etapas na Vuelta (2008) e no Tour (2015 e 2016), foi campeão olímpico e na lista de clássicas que já ganhou constam a Omloop het Nieuwsblad (por 2 vezes), a Gent-Wevelgem, a E3 Harelbeke, o G.P. Montreal, e a mais importante, o Paris-Roubaix em 2017.

Greg van Avermaet levará companhia da CCC Team, alguém que fez grande parte da carreira ao lado dele e que o conheça como a palma da sua mão: Michael Schar. Um gregário praticamente sempre nos últimos 10 anos, Schar tem 2 triunfos nas 15 temporadas como profissional, os campeonatos nacionais em 2013 e uma etapa no Tour of Utah em 2014. É um bom rolador e experiência é com ele, já alinhou em mais de 10 Grandes Voltas e em mais de 30 Monumentos.




Outra contratação a pensar neste tipo de terreno é Gijs van Hoecke. O belga de 28 anos é um caso de uma jovem promessa que não atingiu too o seu potencial. Tem passagens pela Topsport Vlaanderen, Lotto-Jumbo e agora CCC, tendo assinado um contrato de 2 anos com a Ag2r Citroen. Van Hoecke foi um excelente junior, um bom sub-23 e uma boa época de 2016 valeu-lhe a subida ao WT, mas depois disso os resultados desapareceram.

A 4ª contratação por parte da formação francesa foi o jovem Stan DeWulf, que subiu a profissional pelas mãos de Lotto-Soudal em 2019. DeWulf tem 22 anos e é um diamante por lapidar nas clássicas. Em 2018 foi 6º na Liege-Bastogne-Liege e vencedor do Paris-Roubaix no escalão sub-23 e no ano passado aos 21 anos foi 13º na Nokere Koerse, 24º no BinckBank Tour e 11º nos Mundiais sub-23. Trata-se de um ciclista explosivo em colinas curtas e também tem um bom sprint, em 2021 ou 2022 pode ser um corredor preponderante na manobra da Ag2r Citroen.




A Ag2r Citroen demonstrará em 2021 uma dinâmica completamente diferente em relação a anos anteriores. Veremos como funciona a dinâmica entre Greg van Avermaet e Oliver Naesen, eles que são 2 bons amigos fora da estrada. No papel a equipa da Ag2r Citroen é muito, muito boa, com Greg van Avermaet, Oliver Naesen, Clement Venturini, Michael Schar, Gijs van Hoecke, Stan DeWulf, Lawrence Naesen e Alexis Gougeard. Seria importante Silvan Dillier também ficar.

By admin