A Volta a Turquia começou com uma etapa encurtada e num percurso alternativo devido a um nevão. Com apenas 72 kms também foram apenas 2 ciclistas a irem para a frente da corrida, Sean de Bie e Ivar Slik estiveram sempre debaixo de mira e foram apanhados a cerca de 6 kms para a meta, com a Quick-Step, a Alpecin-Fenix e a Israel Start Up-Nation a ajudarem-se mutuamente.
O final foi algo técnico e ocorreu uma queda no pelotão a cerca de 1,5 kms da meta. A última curva acabaria por ser decisiva, a Uno-X teve um timing perfeito e conseguiu fazê-la na frente, obrigando a um esforço extra a quem não o logrou. Parecia que Kristoffer Halvorsen ia para a vitória, um colega até festejava, mas literalmente nos últimos metros Arvid de Kleijn ultrapassou o norueguês para vencer a 1ª etapa e liderar a Volta a Turquia.
O pódio ficou completo pelo francês Pierre Barbier, sendo que os favoritos Cavendish, Philipsen e Greipel não corresponderam às expectativas. É a 3ª vitória na carreira para Arvid de Kleijn, de 27 anos, que esta época se juntou à Rally Cycling.