Este Tour Colombia 2.1 tem sido um sucesso tremendo, hoje vimos mais uma tirada espectacular, com um público fascinante, só falta mesmo uma melhor transmissão televisiva. Mais um início muito rápido, com um grupo grande a escapar-se. Esse grupo era muito perigoso para a geral e tinha Oscar Sevilla, Julian Alaphilippe, Ivan Sosa, Rodrigo Contretas, Richard Carapaz, Winner Anacona, Daniel Martinez, entre muitos outros.
Desse grupo enorme a 50 kms da meta restavam 12 ciclistas, com 3 minutos sobre o pelotão. Foi a Team Sky que se mostrou mais descontente com a situação, não obstante de ter Ivan Sosa no grupo dianteiro, que já não colaborava na perfeição. A formação britânica conseguiu reduzir a diferença para cerca de 1 minuto à entrada da subida final, e foi aí que começaram os ataques dos grandes favoritos.
Inicialmente destacaram-se Julian Alaphilippe e Ivan Sosa, mas Daniel Martinez manteve-se por perto e fugiu já perto do final da ascensão na companhia de Ivan Sosa. Na perseguição estavam Rodrigo Contreras, Alaphilippe e Carapaz, que viriam a ter a companhia de Miguel Angel Lopez, vindo do grupo principal.
Contreras sacrificou-se pelo seu líder, que trabalhou imenso depois do seu colega ficar para trás e já perto do quilómetro final o trio conseguiu colar à frente para um sprint a 5. Nessa situação o mais forte foi claramente Julian Alaphilippe, festejando à frente de Miguel Angel Lopez e Richard Carapaz. Desta forma o francês recupera a liderança, com Daniel Martinez no seu encalce e está tudo para decidir na última etapa.