Fim-de-semana de ciclismo em Portugal, hoje com a 1ª edição da Clássica de Viana do Castelo, uma prova onde se destacavam quatro passagens pela subida a Santa Luzia e diversos setores de sterrato e empedrado.
Mais uma corrida bastante característica do pelotão nacional, ritmo alucinante durante largos quilómetros e foi só a meio da corrida que se formou a verdadeira fuga do dia, com 10 corredores. Na segunda passagem por Santa Luzia, o campeão nacional José Neves partiu a corrida, reduzindo ainda mais o grupo da frente.
Entre os seus companheiros de fuga estava Aleksandr Grigorev. O russo da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel não quis esperar e a mais de 30 quilómetros do fim arrancou para um contra-relógio individual. Ainda com muitas dificuldades pela frente, o russo esteve impressionante, não dando hipóteses à concorrência conseguindo uma vitória incrível.
Atrás, o campeão nacional sub-23 Pedro Andrade atacou na última passagem por Santa Luzia com César Martingil e no final, o sprinter da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel ainda conseguiu deixar o corredor da Hagens Berman Axeon para trás e fazer 2º, dando a dobradinha à equipa de Vidal Fitas. Martingil chegou a apenas 8 segundos, sendo que Andrade demorou mais 33. O 4º foi já Tiago Antunes mas a já mais de 3 minutos, sendo que o top-10 ficou separado por praticamente 10 minutos!
Nas classificações secundárias, Aleksandr Grigorev venceu a geral sterrato e a geral pavê, João Matias triunfou nas metas volantes, Marcelo Filipe foi o melhor sub-23 das equipas de clube e a Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel venceu por equipas.