Ao terceiro dia de Volta ao País Basco, o primeiro dia com grandes dificuldades, com 7 contagens de montanha no menu. Apenas 156 quilómetros de uma etapa feita a grande velocidade, fruto dos muitos ataques no pelotão e do grande grupo não deixar nenhuma fuga ganhar grande vantagem. O francês Bruno Armirail foi quem conseguiu quebrar a resistência, andou fugido mais de 50 quilómetros, sendo apanhado numa das ascensões do dia.



Sem fuga e 73 quilómetros para o fim, a corrida não acalmou, com Isaac del Toro, Florian Lipowitz, João Almeida, Enric Mas e Mattias Skjelmose a chegarem a estar em fuga mas com o pelotão a alcançar estes perigosos ciclistas. A 55 quilómetros da meta, Marc Soler, Clement Berthet e Rudy Molard formavam uma nova fuga, escapando a um pelotão já reduzido a cerca de 50 ciclistas. Na subida de Gainza, Berthet ficou sozinho na frente, ao passo que os restantes elementos da fuga viriam a ser apanhados pelo grupo dos favoritos.

Parecia que a corrida ia acalmar, no entanto foi sol de pouca dura, já que alguns quilómetros passaram e formou-se um grupo de 13 ciclistas entre Berthet e os restantes favoritos, no qual se incluiam Del Toro, Lipowitz, Vlasov e o líder Max Schachmann. Para sorte de João Almeida, a vantagem que chegou a ser de 30 segundos foi eliminada até ao sopé da última subida do dia. Nas duras rampas de Lazkaomendi, Berthet acabou por ser apanhado pelos favoritos, numa altura em que Lipowitz forçava o ritmo. Cerca de 10 ciclistas, incluindo o líder Schachmann e Almeida passaram juntos no cimo da subida e, pouco depois, num pequeno topo, o português atacava.



João Almeida entrou com uma ligeira vantagem na descida que viria a ser fechada por Alex Aranburu. O espanhol continuou a forçar o ritmo, o português cometeu alguns erros e Aranburu ficou isolado para o quilómetro final. Sem organização atrás, o ciclista da Cofidis escapou para uma vitória muito importante. A 3 segundos, na luta pelas bonificações, Romain Gregoire foi 2º e Max Schachmann 3º.

Atualização:

Após revisão das imagens, Alex Aranburu fez uma rotunda a 1500 metros do fim pelo lado errado pelo que foi desqualificado. Desta forma, Gregoire é o vencedor da etapa, com Schachman e Almeida a completarem o pódio. O alemão reforçou a liderança da Volta ao País Basco, com 2 segundos de vantagem para João Almeida, que também ganhou 4 segundos à concorrência.

Atualização (19h10): 

Em nova reviravolta, os comissários voltaram atrás com a decisão e Alex Aranburu ficou com a vitória. Max Schachmann foi 3º e somou 4 segundos de bonificação, ganhando 4 segundos a todos os seus rivais na luta pela geral.

By admin