A etapa final do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela tinha como grande aperitivo a ascensão até ao Alto da Torre, ainda no seu início, uma subida que podia mexer com a classificação geral. Ataques logo a começar a jornada, sendo que Carlos García Pierna foi o mais combativo da etapa. O espanhol andou isolado grande parte da tirada, desde as Penhas da Saúde e foi apanhado a 10 quilómetros do fim, depois do muito trabalho da Sabgal/Anicolor.
Mais ninguém tentou fugir ao pelotão e, na chegada à Covilhã, a vitória na etapa final foi decidida ao sprint, num grupo já reduzido. O mais rápido foi o neerlandês Alex Molenaar, ciclista da Illes Balears Arabay Cycling que chegou com Artem Nych na sua roda. A 3 segundos chegaram os restantes favoritos, com Mauricio Moreira a ser 3º.
O segundo lugar na etapa foi mais que suficiente para Artem Nych confirmar o triunfo final e revalidar a vitória no GP Beiras e Serra da Estrela. O ciclista russo da Sabgal/Anicolor venceu com 10 segundos de vantagem para Molenaar e 25 para Moreira que, neste último dia subiu ao pódio. Jordi Lopez foi o derrotado do dia, caindo de 3º a 10º. Molenaar foi o mais regular ao longo dos três dias e leva para casa a classificação por pontos, Carlos García Pierna foi o melhor trepador e Jorge Gutierrez venceu a juventude. A Sabgal/Anicolor triunfou por equipas.