Dia marcado pela 110.ª edição da clássica belga de Scheldeprijs, com uma esperada disputa entre os sprinters pela conquista da prova. O vencedor do ano passado estava presente, Jasper Philipsen, juntamente com um bloco forte, incluindo Tim Merlier.



A prova começou com o vento a soprar muito forte, as famosas echelons começaram a formar-se a 180 km do fim. Um grupo de 17 unidades ficou na frente, incluindo a dupla da Alpecin-Fenix, Tim Merlier e Jasper Philipsen, também com Alexander Kristoff e Sam Bennett à mistura.

A Quick-Step Alpha Vinyl toda para trás, num segundo grupo, assumia a perseguição ao grupo da frente. Neste segundo grupo estavam vários sprinters importantes, incluindo, claro está, Fabio Jakobsen e Arnaud de Lie.

A primeira hora de corrida foi feita com uma média rapidíssima de 50,5 km/h! A diferença entre grupos mantinha-se entre os 30 e os 40 segundos. A 80 km do fim, a vantagem já era de mais de um minuto.



Os grupos estavam a aproximar-se, pois o trabalha da Quick-Step era intenso, a 60 quilómetros da meta parecia que iria haver junção. Só que a vantagem acabou por alargar novamente e o grupo da frente tinha a corrida praticamente sentenciada a 20 quilómetros do final, com mais de 2 minutos de margem.

Começavam a aparecer os ataques. A Bora-Hansgrohe tinha vários elementos no primeiro grupo e Sam Bennett não parecia nas melhores condições, e aproveitavam para atacar com Ryan Mullen e Jordi Meeus, mas sem grande efeito.



A oito quilómetros da meta, era Sam Bennett quem furava, e passado um quilómetro houve uma investida do experiente Alexander Kristoff. Edward Theuns e Tim Merlier tentaram contra-atacar o norueguês, mas sem êxito. Merlier ainda tentou trabalhar para levar Philipsen a nova vitória, mas foi incapaz de alcançar o escapado do dia. O ciclista da Intermarché-Wanty Gobert seguiu a um bom ritmo até à meta de forma isolada, a fazer lembrar exibições de 2015, em que estava em grande forma, e que até ganhou esta mesma competição.

Na disputa pelo segundo lugar, Danny Van Poppel foi quem levou a melhor, seguido por Sam Welsford. O grupo dos favoritos foi encabeçado por Arnaud de Lie, a mais de 3m32s do vencedor.



By admin