Dia de todas as decisões na 1ª edição do GP Douro Internacional, com a ligação entre Tabuaço e Lamego a ser o palco do espetáculo. Logo na primeira subida do dia a geral começou a jogar-se com José Neves e Luís Gomes, 2º e 6º na geral, a integrarem a fuga do dia. A Efapel esteve sempre atenta e manteve a fuga por perto, anulando-a a 20 quilómetros do fim.
Debaixo de forte chuva, o final não foi nada fácil e, em descida, tornou-se ainda mais perigoso. Aproveitando o trabalho da sua equipa, Louletano-Loulé Concelho, Tomás Contte rematou com o triunfo em Lamego, derrotando na chegada Iuri Leitão. A chuva provocou cortes no grupo e, depois destes 2 ciclistas foi preciso esperar 11 segundos para chegar Daniel Freitas, 3º classificado.
Mauricio Moreira controlou, foi 4º a 18 segundos, ainda ganhou tempo aos rivais mais diretos e conquistou a 1ª edição do GP Douro Internacional. José Neves terminou em 2º, a 39 segundos e as diferenças feitas no dia de hoje valeram o 3º lugar final a Tomás Contte.
Nas classificações secundárias, Maurício Moreira também ganhou por pontos, Gonçalo Amado foi orei da montanha, Gaspar Gonçalves venceu as metas volantes, Rui Vinhas a classificação dos sprints e Emanuel Duarte a camisola autarquias. João Medeiros foi o melhor jovem e Filipe Campos o melhor elemento das equipas de clube. Por equipas, venceu a Rádio Popular-Boavista.
Foto: Miguel Pereira/Global Imagens