Esta foi uma etapa do Giro com uma primeira hora bastante acidentada. Logo ao início Marc Soler ficou envolvido numa queda, e após alguns quilómetros a tentar resistir, acabou por ser forçado a abandonar. Alessandro de Marchi também caiu e teve de ser transportado para o hospital com uma fractura de clavícula e algumas dificuldades em respirar. Gino Mader e Fausto Masnada acusaram mazelas agravadas pelo desgaste da etapa de ontem e abandonaram, tal como Alex Dowsett.
Mesmo com um pelotão mais reduzido a luta pela escapada foi feroz e durou cerca de 60 kms, estando envolvidos muitos nomes. O grupo acabaria por ser constituído por Geoffrey Bouchard, Andrea Vendrame, Dries de Bondt, Simone Ravanelli, Natneal Tesfatsion, Giovanni Visconti, Nicolas Edet, Mikkel Honoré, Vincenzo Albanese, Simone Petilli, Guy Niv, George Bennett, Chris Hamilton, Victor Campenaerts, Gianluca Brambilla e Diego Ulissi. A Ineos-Grenadiers deixou abrir uma vantagem de 8:30, não havia perigos para a geral na frente da corrida.
A diferença chegou mesmo aos 12 minutos, a fase intermédia da tirada não teve grandes novidades, apenas a fuga foi perdendo um ou outro elemento. Foi na última contagem de montanha que a etapa se decidiu, dos primeiros a mexer mais seriamente e a seleccionar o grupo foi Brambilla. No entanto foi Andrea Vendrame a ganhar alguma vantagem, cerca de 10 segundos para Bennett, Brambilla e Hamilton.
Mesmo no topo da contagem de montanha os 4 voltaram a juntar-se e foram em conjunto para a descida. No pelotão o único a mexer foi Giulio Ciccone, com a ajuda de Vincenzo Nibali, mas a Ineos-Grenadiers anulou esta tentativa. A etapa começou a discutir-se a 4 kms para a etapa, Bennett e Brambilla começaram a entreolhar-se e deixaram Hamilton e Vendrame escapar.
Mesmo passando o quilómetro final todo na frente, Vendrame teve a explosão necessária para bater o ciclista da Team DSM e dar desta forma a primeira vitória no World Tour à Ag2r Citroen Team em 2021. Hamilton foi 2º e Brambilla foi 3º. Entre os favoritos Nibali voltou a ganhar espaço na descida e chegou com 8 segundos sobre um pelotão descontraído e com todos os grandes favoritos. Egan Bernal mantém a camisola rosa, João Almeida e Ruben Guerreiro terminaram no grupo principal e são agora 16º e 19º à geral, respectivamente.
Actualização: Brambilla foi relegado por sprint irregular para a 4ª posição, atrás de George Bennett.