A primeira etapa em linha da Vuelta a Espanha voltou a ficar marcada pela presença da chuva e do mau tempo o que levou a correr muita tinta ainda antes da mesma começar. Os ciclistas mostravam-se descontentes, falaram com a organização e, devido às condições perigosas, os tempos seriam tomados a 9 quilómetros do fim, ainda antes da subida para o Castelo de Montjuic, mantendo-se as bonificações no alto e na chegada. Falando da etapa em si, e depois de alguns ataques, a fuga formou-se com Matteo Sobrero, Javier Romo, Joel Nicolau, Andrea Piccolo e Jetse Bol.



Foram os ciclistas World Tour a dar mais luta, com Piccolo e Romo a estarem ainda destacados à falta de 9 quilómetros, o que colocou na liderança da competição espanhola o italiano da EF Education, também por culpa da queda que deixou muito debilitado Lorenzo Milesi. Primo Roglic também foi ao chão, conseguindo regressar ao pelotão.

Ainda antes de Montjuic a fuga era apanhada e inicia-se a corrida pela etapa. Se lá favoritos à geral estiveram na defensiva, não querendo arriscar, quem tinha a etapa debaixo de olho deu tudo. O ataque certo aconteceu na subida catalã com Andreas Kron a passar no topo com uma pequena vantagem para um pequeno grupo. A descida fez-se num instante tal como o quilómetro final, onde o grupo perseguidor não se organizou.




No final, triunfo emotivo para Andreas Kron, com dedicatória especial para Tijl de Decker, ciclista da Lotto-Dstny falecido esta semana. A 7 segundos, Kaden Groves foi 2° e Andrea Vendrame 3°. Nas contas da geral, Piccolo é líder com 11 segundos de vantagem para Romo.

By admin