Dia de todas as decisões! É em Viseu que a Volta a Portugal vai conhecer o seu vencedor. Amaro Antunes ou Mauricio Moreira, quem leva a amarela para casa?
Percurso
Viseu vai receber o final de uma Volta a Portugal ainda em aberto, com tudo para decidir nos 20 kms de contra-relógio individual. A vitória, entre Amaro Antunes e Mauricio Moreira, e o pódio, entre Frederico Figueiredo, Joni Brandão, e Alejandro Marque.
O esforço individual será para grandes motores, a meio tem 2 ligeiras subidas, cada uma com pouco mais de 1000 metros a 5%, é preciso gerir estes momentos para não ficar vazio na parte final.
Favoritos
A Efapel tem aqui tudo para somar uma 6ª vitória em 11 etapa e assim também averbar a classificação geral, conseguindo fazer assim história na prova. Mauricio Moreira está em grande forma e vai entrar a todo o gás para conseguir o grande objectivo que é triunfar na geral. O uruguaio é dos melhores especialistas devido à sua envergadura física e potência, já foi 2º no prólogo.
Quem venceu o prólogo foi Rafael Reis, o melhor contra-relogista neste momento a correr em Portugal e que está claramente a ter o ano de afirmação no pelotão nacional. Já soma 3 vitórias em etapa e quer uma 4ª, que é perfeitamente possível tendo em conta as circunstâncias.
Outsiders
Diego Lopez da Kern Pharma foi das agradáveis surpresas desta Volta a Portugal, já foi 4º no prólogo e 3º na etapa de Bragança. Ao não estar a lutar directamente pela geral poupou energias que podem ser preciosas aqui e é um corredor que gosta de distâncias como esta.
Alejandro Marque esvaziou o tanque hoje, amanhã irá precisar de fazer o mesmo numa especialidade em que sempre foi bom ao longo da sua carreira. No contra-relógio final geralmente os corredores da geral povoam o top 10 e o espanhol quer o pódio na geral.
Na W52/FC Porto todos devem andar a fundo, estaríamos atentos a Daniel Mestre, que já no ano passado foi 5º no contra-relógio final em Lisboa. É um corredor possante que mostrou boa condição física ao longo da competição, trabalhou bastante e nunca teve grandes oportunidades.
Possíveis surpresas
Na Efapel praticamente todos estão a andar ao seu melhor, é de esperar bons contra-relógios por parte de António Carvalho (talvez top 5) e Javier Moreno (top 10). Na W52-FC Porto todos são competentes nesta especialidade, com enfoque em João Rodrigues e Ricardo Mestre, que são bons roladores. Dentro da Movistar é de destacar Lluis Mas, que está em boa forma, foi 3º no prólogo e em Castelo Branco, 5º em Santo Tirso. É outro corredor que também prefere esta tipo de distância, não foi todos os dias a fundo e não teve a pressão psicológica de lutar pela geral. Mathias Norsgaard e Juri Hollmann são bons roladores, que teoricamente estariam melhor com uma distância mais curta. Vicente Garcia de Mateos é um bom candidato ao top 10 e veremos se Gustavo Veloso irá andar a 100% na sua despedida da estrada, o galego ainda está a sentir os efeitos da sua queda.
Previsão extra: Mauricio Moreira vai ganhar a Volta a Portugal com uma vantagem de 12 segundos sobre Amaro Antunes.
Super-Jokers
Os nossos Super-Jokers são: Aleksandr Grigorev e Joni Brandão.