Dia de todas as decisões! É em Viseu que a Volta a Portugal vai conhecer o seu vencedor. Depois da remontada de ontem Artem Nych parte como o grande favorito quando parecia que estava completamente afastado da luta, será que vai concretizar uma enorme recuperação?

 

Percurso

26,6 quilómetros para encerrar a 85ª edição da Volta a Portugal, um contra-relógio individual longe do habitual traçado plano, já que contém algumas subidas que podem vir a fazer diferenças. A saída faz-se da conhecida Avenida Europa, passando pelo centro de Viseu, numa parte do percurso que será em empedrado e em subida. Praticamente até aos 10 quilómetros o terreno é em subida, depois da saída do centro num terreno mais suave e em estradas sem grandes curvas.



A principal subida do dia está ao quilómetro 14. Atingida a aldeia de Casal de Mundão, os ciclistas terão 1400 metros a 6,7% onde podem acontecer diferenças. A partir daqui, será tudo muito rápida, com uma descida de mais de 6 quilómetros que leva os ciclistas de regresso a Viseu, antes dos últimos 3 quilómetros planos. O final será, também, na Avenida Europa.

 

Favoritos

Rafael Reis preferiria um percurso menos duro no entanto está a subir bem e é um dos grandes especialistas, saindo beneficiado nas fases mais rápidas. O corredor da Sabgal/Anicolor esteve em fuga nos últimos dias, foi 2º e 3º e quererá somar um novo triunfo. Vencer a abrir e a fechar a Volta a Portugal seria muito positivo.

Julius Johansen tem sido um dos ciclistas mais regulares nos contra-relógios das provas nacionais ao longo da temporada. O dinamarquês está apostado em relançar a carreira em Portugal e uma vitória amanhã seria importante para um maior destaque. Excelente rolador, terá que sofrer nas partes mais duras, arriscando nas descidas.

 

Outsiders

Tyler Stites é o atual vice-campeão norte-americano de contra-relógio, perdendo apenas para Brandon McNulty, o que demonstra a sua qualidade no esforço individual. O ciclista da Project Echelon não terá medo das subidas, até o beneficiam, já que não é um puro especialista mas sim um corredor mais explosivo. No dia de descanso fez o reconhecimento do percurso.



António Carvalho sempre foi bom em contra-relógios deste género e para além disso está a acabar a Volta a Portugal em boa forma. Quererá acabar bem a Volta a Portugal, depois do dia menos positivo de hoje. Nas últimas edições tem acabado os contra-relógios finais sempre entre os primeiros.

Artem Nych é alguém que se defende muito bem no contra-relógio, nas provas nacionais está sempre a rondar os melhores. Depois de uma entrada em falso, está a acabar bem a Volta a Portugal, cheio de confiança à procura do melhor resultado possível. A Sabgal/Anicolor tem material excelente no contra-relógio, também o beneficia. Vai andar ainda mais motivado com a camisola amarela vestida.

 

Possíveis surpresas

Colin Stussi não é ciclista com grandes referências, no entanto no ano passado foi 4º num esforço mais duro que este. A condição física é excelente, nas partes duras irá ganhar tempo, veremos como se comporta no terreno mais rápido. Os seus colegas de equipa Lukas Meiler e Lukas Ruegg defendem-se bastante bem e deverão ir a fundo, de forma a dar indicações ao helvético. Diego Camargo também não é um especialista, mas sim um ciclista que se defende muito bem, principalmente neste terreno mais ondulante. Iñigo Elosegui é um nome que correr um pouco por fora. O espanhol é um bom especialista que até se defende na montanha e esteve ocasionalmente em destaque, é a última esperança da Kern Pharma para a vitória em etapa. Ainda nas equipas estrangeiras, atenção a Alex Molenaar e Hugo Scala Jr.



Carlos Oyarzun tem obtido nos últimos anos bons resultados nesta especialidade a fechar a Volta a Portugal, amanhã não deverá ser exceção. Muito veterano, sabe gerir o seu esforço. Aleksandr Grigorev é um excelente rolador, ciclista muito completo no geral e que anda muito bem na média montanha, um lugar no top 10 não seria de estranhar. Ainda na Efapel Cycling, Tiago Antunes é outra opção, ele que gostava de ter um percurso mais explosivo para se destacar. Por fim, olho em Carlos Miguel Salgueiro, Gaspar Gonçalves e Luís Gomes.

 

Super-jokers

Os nossos super-jokers são Daniel Viegas e Joaquim Silva.

By admin