Dia curto mas bastante complicado na Vuelta, com um final num muito difícil muro! Teremos nova fuga a triunfar ou os favoritos vão querer lutar pela vitória?

 

Percurso

A 11ª etapa terá uma ligação curta, mas enganadoramente complicada até Valdepenas de Jaen. Os primeiros 50 kms são relativamente acessíveis, se sair uma fuga aí o mais provável é ser bastante grande tal como hoje, desde que não contenha ciclistas da geral.



A parte intermédia da jornada não tem contagens de montanha, mas é tudo menos plana, basta pensar que estão compactados 2700 metros de acumulado em apenas 133 kms. Há pelo menos 3/4 colinas bastante difíceis, é uma etapa dura demais para ser controlada, a Wanty vai querer manter a liderança, se o ritmo for elevado pode haver homens da geral em dificuldade.

O Puerto de Locubin é a única contagem de montanha do dia. Mais uma vez, mais complicada do que parece. Os números oficiais indicam 8.8 kms a 5%, mas na verdade são cerca de 13 kms a subir com um pequeno intervalo a meio.

A descida não é muito técnica nem inclinada, mas o quilómetro final sim, é uma verdadeira parede a quase 10%, uma clássica chegada espanhola.

 

Táticas

Esta é mais uma etapa ideal para a fuga, é verdade que o final é complicado e se podem fazer diferenças na classificação geral mas não vemos muitas equipas a perseguir no pelotão. A INEOS Grenadiers já tentou mas hoje levou mais uma machadada, a Movistar está reduzida e as restantes equipas sabem que dificilmente vencem no frente-a-frente. De outra forma, a queda de Primoz Roglic pode levar estas equipas a testar o esloveno.

Pela Intermarché-Wanty a fuga pode chegar, a equipa belga de certeza irá fazer a sua “filtragem” para impedir que alguém perigoso integre a fuga do dia e possa perigar a camisola vermelha de Odd Christian Eiking.

 

Favoritos

Hoje vimos uma Bahrain-Victorious discreta, algo que não acreditamos que se repita amanhã. Wout Poels mostrou boas pernas hoje, seguiu durante bastante tempo os favoritos e terá liberdade para estar na frente. O holandês é muito explosivo, este final faz lembrar as Ardenas, onde se dá tão bem.



Temos apontado Andreas Kron nos últimos dias e o dinamarquês não tem correspondido. Não será por falta de tentativas, ainda para mais o ciclista da Lotto Soudal conhece muito bem este terreno, o próprio admitiu que fez treinos nesta zona. Puncheur de excelência, um triunfo aqui seria o coroar de uma grande época.

 

Outsiders

Romain Bardet afirmou que prioriza uma vitória em etapa à classificação da montanha e isso abre as portas para amanhã. O final bastante inclinado favorece-o, está a andar bem, e se estiver forte também poderá tentar na descida antes da chegada.

Se há ciclista que pode ganhar esta etapa na descida do Puerto de Locubin é Ion Izagirre. O ciclista basco é um exímio descedor, já ganhou muitas provas assim e a Astana é uma equipa que de certeza estará na frente, ainda para mais depois de hoje ter falhado. Muito discreto, poderá estar a guardar energias para dias específicos como este.



Primoz Roglic poderá estar a esfregar as mãos caso os favoritos discutam a etapa. É certo que o esloveno caiu hoje, mas não pareceu nada de grave, apenas “chapa”. Este é mais um final ideal para o esloveno, uma rampa inclinada onde consegue imprimir acelerações fortíssimas.

 

Possíveis surpresas

Após mais um “soco no estômago”, a INEOS Grenadiers deverá soltar ainda mais os seus ciclistas, amanhã pode ser dia de Richard Carapaz. O campeão olímpico não está na mesma forma do Tour no entanto este final assenta-lhe muito bem. Mauri Vansevenant, Clement Champoussin, Andrea Bagioli, Michael Storer e Jhonatan Narvaez foram ciclistas que estiveram na fuga de hoje no entanto se a condição física estiver bem amanhã é um dia ideal para todos eles. Rudy Molard, Mark Padun, Michael Matthews e Rafal Majka estão, na teoria, mais frecos, o que pode ser essencial para uma etapa destas. Felix Grosschartner, Enric Mas, Adam Yates e Miguel Angel Lopez adaptam-se a finais explosivos e, se os favoritos discutirem o triunfo, podem surpreender.



 

Super-jokers

Os nossos super-jokers são Giulio Ciccone e Jan Tratnik.

By admin