Após muito sofrerem, os puros sprinters terão uma nova oportunidade para batalharem pelo triunfo. Teremos alguém a repetir vitória ou alguma estreia nesta edição do Giro?

 

Percurso

O pelotão do Giro continua a dirigir-se para o norte de Itália, numa ligação entre Santarcangelo di Romagna e Reggio Emilia. 203,3 quilómetros totalmente planos, evidenciados pelos 340 metros de desnível acumulado positivo.



Um dia longo em cima da bicicleta, que será decidido nos complicados 5 quilómetros finais. Nesse momento existe uma curva em 90 graus, seguindo-se pouco mais de 3 quilómetros em linha antes da passagem por uma rotunda. Pouco depois da passagem pela bandeira do último quilómetro a estrada vira, ligeiramente, para a esquerda, antes da derradeira curva a 350 metros da chegada, numa reta da meta com 7 metros de largura.

 

Tácticas

As equipas dos sprinters ainda têm muita vontade e muita força, a fuga não terá grandes hipóteses. Sabem que têm aqui uma das últimas oportunidades.

 

Favoritos

Arnaud Demare tem estado sublime nas chegadas em pelotão compacto e para isso tem contado com uma ajuda preciosa do comboio da Groupama-FDJ, que finalmente está a clicar como devia. O francês é um sprinter possante, o final em descida não lhe deverá colocar receio e sabe que um triunfo amanhã significa quase colocar uma mão na Maglia Ciclamino.



A ausência de Michael Morkov é um factor fundamental para esta chegada e isso poderá fazer com que a Quick-Step mude de estratégia. Mark Cavendish é um sprinter que ganha com ou sem comboio, também consegue ir entre comboios ganhando posições. Há 3 hipóteses possíveis, ou a formação belga reformula o comboio e coloca Ballerini a lançar Cavendish, ou Cavendish fixa a roda de Demare, ou Cavendish tenta surfar rodas o melhor possível e espera o melhor.

 

Outsiders

Caleb Ewan poderá ter problemas numa chegada destas, é que o australiano está praticamente sem comboio com o abandono de Roger Kluge e já se viu que a estratégia é outra. A Lotto-Soudal fez isso na semana passada e esteve a centímetros de resultar, colocou Ewan na roda de Cavendish e 1 elemento atrás dele para ninguém ficar com essa roda, só que desta vez isso será mais complicado de fazer visto que Cavendish deverá surfar mais rodas.

Fernando Gaviria é dos sprinters que melhor passa a montanha e isso pode também impactar o sprint de amanhã pois o colombiano poderá ter mais energia no tanque que os seus rivais. A UAE Team Emirates precisa de trabalhar na perfeição visto que o comboio é curta para colocar Gaviria numa boa posição de modo a que não fique fechado.



Biniam Girmay tem confirmado neste Giro o que mostrou na temporada de clássicas e amanhã precisa de fazer pódio se quiser ainda almejar realisticamente a Maglia Ciclamino. O problema de Girmay nos sprints em pelotão compacto tem sido a colocação já que a Wanty não tem comboio e que este é uma debilidade do eritreu. Pode ser que amanhã escolha a roda certa e seja mais autoritário para não perder lugares no quilómetro final. No seu dia tem uma ponta final incrível. Aleijou-se hoje no pódio e é dúvida para amanhã.

 

Possíveis surpresas

Aqui é tempo de incluir os sprinters que ainda não se mostraram e que podem obter aqui o melhor resultado deste Giro. O mais óbvio é Giacomo Nizzolo, o italiano tem dos melhores comboios e dos melhores lançadores aqui presente e tem uma equipa somente focada nele. Gostaria de uma jornada ligeiramente mais selectiva, mas já fez pódios em etapas semelhantes. Esta poderá ser a derradeira oportunidade de Phil Bauhaus, o possante alemão ficou cedo para trás hoje e até descansou mais do que alguns dos seus rivais. Não tem grande comboio e a sua equipa está a preparar-se para lutar pela geral do Giro. Depois não vemos muitos mais ciclistas com sérias hipóteses de vitória, para Edward Theuns ou Simone Consonni o top 10 é o mais provável, um pódio seria surpreendente tendo em conta a concorrência. A Sacha Modolo falta o fulgor do passado, Mathieu van der Poel até pode servir de lançador a Stefano Oldani, enquanto Vincenzo Albanese claramente prefere jornadas mais selectivas, tal como Andrea Vendrame. Lawrence Naesen poderia ser o sprinter da Ag2r, esteve em fuga hoje. Para um possível ataque na parte final Edoardo Affini, Matteo Sobrero e Magnus Cort são os maiores perigos.

 

Super-Jokers

Os nossos Super-Jokers são Davide Ballerini e Rick Zabel.



By admin