Está de regresso a montanha e com uma chegada em alto! A classificação geral volta a jogar-se num dia em que os puros trepadores quererão marcar uma posição.
Percurso
192 quilómetros com um total de 7 contagens de montanha e 4459 metros de desnível acumulado positivo. Início muito complicado com 3 subidas nos primeiros 85 quilómetros: Col de Ceyssat (10,4 kms a 6.1%), Col de Guéry (7,9 kms a 4.8%) e Montée de la Stèle (7 kms a 5.5%).
A partir daí, seguem-se 40 quilómetros muito rápidos até nova sequência de subidas, o Côte de l’Estiade (2,8 kms a 8%) e o Côte de Anglards-de-Salers (4,2 kms a 6.4%). Passada esta subida ficam a faltar pouco mais de 30 quilómetros para a chegada, com o mais duro ainda por chegar. 16 quilómetros de um falso plano levam o pelotão ao Col de Neronne (4 kms a 8.5%) que encadeia com a subida final de Pas de Peyrol (5.4 kms a 7.7%), sendo que existem 7 quilómetros de plano entre ambas as subidas. Os últimos 3 quilómetros têm uma inclinação média superior a 11%!
Táticas
A Jumbo-Visma agradeceu, e muito, o trabalho feito por outras equipas no dia de hoje, não se desgastando na frente do pelotão antes de uma dura etapa, onde pode voltar a colocar o seu comboio amarelo na frente do pelotão. Esta é uma tirada onde todos os cenários são possíveis. Se uma fuga tiver elementos poucos perigosos para a classificação geral, esta tem muitas hipóteses de ter o seu sucesso, caso contrário veremos uma corrida muito rápida.
Favoritos
A Groupama-FDJ tem sido uma das equipas mais ativas desde o colapso de Thibaut Pinot. Após um início de Tour com muitos problemas, David Gaudu parece estar, finalmente, recuperado e pronto para a luta. O pequeno francês é um excelente trepador e as rampas inclinadas são perfeitas para o explosivo ciclista.
Warren Barguil é mais um ciclista francês com fortes hipóteses no dia de amanhã. Estas são as etapas em que o trepador francês se transforma, conseguindo subir com os melhores. A Arkea-Samsic prometeu dar-lhe alguma liberdade e, como até agora esteve no apoio a Nairo Quintana, o seu dia pode ter chegado. É bastante explosivo neste tipo de finais.
Outsiders
Foi com muito agrado que vimos Pierre Rolland ao ataque no dia de hoje. O francês vinha em boa forma para a Grande Boucle e está a confirmar as expectativas. Esteve bem numa etapa não muito dura, o que significa que está com boas pernas e pronto para voltar a erguer os braços na competição francesa, algo que não acontece desde 2012. Para vencer terá que deixar os seus rivais para trás.
Se os favoritos discutirem a etapa, Primoz Roglic tem que ser considerado o grande favorito. Os finais muito inclinados, fazendo lembrar os muros, são uma da especialidade do esloveno, que pode colocar toda a sua explosão na estrada. Foi um dos mais fortes nos Pirenéus e quererá consolidar a sua liderança.
Tadej Pogacar deve ser, novamente, o grande rival do seu compatriota. É verdade que o esloveno prefere montanhas mais longas e com inclinações menos íngremes no entanto, na forma em que está, nada afetará o jovem da UAE Team Emirates. Quer continuar a recuperar tempo e meter-se na luta pela vitória.
Possíveis surpresas
Thibaut Pinot é mais uma opção na Groupama-FDJ, a etapa 8 parece ter sido episódio único, e as dores de costas parecem estar a desaparecer. Numa fuga será sempre um dos melhores trepadores. Dan Martin está, finalmente, a encontrar o ritmo de competição, após uma queda gravíssima, e com uma recuperação milagrosa, pode ser um perigo, ainda para mais um final que o irlandês adora. Julian Alaphilippe pode ter esta esta marcada, é certo que não é ao seu jeito, mas quando está em forma, o gaulês passa todo o tipo de dificuldades, num final perfeito para si. Para uma fuga, atenção a Daniel Martinez, Esteban Chaves, Pello Bilbao, Alexey Lutsenko e Emanuel Buchmann. Entre os favoritos, Egan Bernal, Mikel Landa, Guillaume Martin e Miguel Angel Lopez são aqueles que mais luta podem dar aos dois nomes já referidos o poder vencer a etapa.
Super-jokers
Os nossos super-jokers são Pierre Latour e Lennard Kamna.
Tips do dia
Tadej Pogacar melhor que Nairo Quintana -> odd 1,44 (stake 2)
Egan Bernal melhor que Nairo Quintana -> odd 1,65 (stake 2)
Voltamos a deixar aqui o link do canal Telegram (aplicação que pode baixar na PlayStore), onde lançaremos live tips durante as etapas caso achemos pertinente. Também outras provas que não tenham acompanhamento na página poderão ter tips.
Link de acesso ao canal de apostas: https://t.me/joinchat/AAAAAEPNkd3AtPPJiZ6gUQ