Não há descanso! A montanha continua presente, com mais uma tirada curta mas muito dura.



 

Percurso

Montanha, montanha e mais montanha. É verdade que este é o Giro das maratonas, com 8 etapas a superarem os 200 kms, mas a organização conseguiu empacotar 5 contagens de montanha em apenas 131 kms. As subidas de Verrayes (6,7 kms a 8%) e de Verrogne (13,8 kms a 7,1%) dão o mote para uma jornada que pode ser muito atacada.

Já na segunda metade da tirada está o Truc d’Arbe (8,2 kms a 7%), antes de uma das subidas mais duras que uma Grande Volta já viu, o Colle San Carlo. São 10500 metros a 9,8%, onde a estrada simplesmente nunca baixa dos 7% e ultrapassa por vezes os 13%, aqui vai ser cada um por si durante bastante tempo. Depois de uma perigosa descida o final em Courmayeur é numa contagem de 3ª categoria. A parte mais dura é entre os 8 e os 5 kms para a meta, com 6% , depois disso é um sobe e desce constante e as rampas raramente passam dos 5%.

 

Favoritos

Ontem dissémos que uma fuga podia ter o seu sucesso, apesar de ser complicado, e foi o que aconteceu. Apesar do controlo apertado do pelotão o grupo da frente era muito forte e conseguiu resistir. Amanhã a dureza é muita e depois do que aconteceu hoje a Miguel Angel Lopez esperamos ver a Astana a “lançar fogo-de-artifício” desde cedo.  Acreditamos numa corrida muito endurecida.

Miguel Angel Lopez tem tido azares atrás de azares mas a qualidade do colombiano é inegável. Já com algum atraso, podemos ver os principais favoritos a dar-lhe alguma liberdade quando este decidir atacar. Tanto pode vencer atacando a partir do grupo dos favoritos como colocando-se na fuga, tudo depende da tática da Astana, pois se a equipa cazaque decidir meter alguns gregários na fuga pode ser complicado apanhá-la.



Num cenário só entre os favoritos, Richard Carapaz surge como um dos grandes candidatos. O equatoriano está a voar neste momento e é certo que não vai ter a liberdade de outros mas a forma como atacou no dia de hoje mostra que está em grande forma. Tem uma boa ponta final se chegar um pequeno grupo e é daqueles que sabe atacar no momento certo.

 

Outsiders

Mikel Landa é mais um que não tem medo de atacar de longe, como se viu nos últimos dois dias. O basco já disse que não vai mudar o seu estilo ofensivo e enquanto as pernas deixarem irá atacar. O velho Landa parece estar de volta e poucos ou mesmo ninguém o podem conseguir seguir. Sabe que para ganhar tem que chegar sozinho.

Até agora, Primoz Roglic tem corrido muito na defensiva e até tem sido criticado por causa dessa estratégia. É verdade que até agora não sentiu dificuldades, mas amanhã vai estar muito exposto aos ataques pois vai ficar rapidamente isolado. Terá que ser muito cauteloso e escolher bem a quem responder. É muito rápido em grupos restritos, o cenário mais provável para ver o esloveno triunfar.

Com Simon Yates cada vez mais fora da luta pela geral, Mikel Nieve terá liberdade para fazer a sua corrida. Todos sabemos da qualidade do basco neste tipo de etapas, já ganhou várias ao longo da carreira, e já hoje mostrou estar em excelente forma. Tende a melhorar com o passar dos dias e é um ciclista que terá permissão para atacar.



 

Possíveis surpresas

Entre os favoritos, Vincenzo Nibali, Ilnur Zakarin e Rafal Majka têm uma palavra a dizer mas será muito complicado ver os dois trepadores a triunfar. Não vão ter liberdade para atacar e num sprint não são muito rápidos, pelo que só com muita inteligência tática puderam triunfar. Liberdade essa que pode ser dada a Hugh Carthy que hoje perdeu algum tempo isto depois de ter sido dos poucos que aguentou o ritmo de loucos da Astana. Em alternativa a Mikel Nieve, a Mitchelton-Scott tem Lucas Hamilton, que nos parece em grande forma. Para uma possível fuga, atenção a Giulio Ciccone, que deve estar na frente para continuar a somar mais pontos para a classificação da montanha, Ivan Ramiro Sosa, Joe Dombrowski e Tanel Kangert.

 

Super-jokers

Os nossos super-jokers são Pavel Sivakov e Sam Oomen.

 

Tip do dia

Tanel Kangert melhor que Jan Polanc -> odd 1,50 (Stake 2)

Hugh Carthy melhor que Valentin Madouas -> odd 1,83 (Stake 1)

Voltamos a deixar aqui o link do canal Telegram (aplicação que se pode baixar na PlayStore), onde lançaremos live tips durante as etapas caso achemos pertinente. Também outras provas que não tenham acompanhamento na página poderam ter tips.

Link de acesso ao canal de apostas: https://t.me/joinchat/AAAAAEPNkd3AtPPJiZ6gUQ




By admin