Está na hora do Giro! Para abrir as hostilidades, temos um curto contra-relógio pelas ruas de Turim que servirá para marcar as primeiras curtas diferenças e definir o primeiro maglia rosa.

 

Percurso

Turim recebe a partida da Volta a Itália 2021, um momento muito aguardado. Serão 8600 metros de esforço individual, um esforço que para os melhores deverá ser abaixo dos 10 minutos.



O traçado é totalmente, entre os 220 e 230 metros de altitude e conta com longas rectas, boas para os grandes motores colocarem a sua força no chão, e algumas curvas apertadas (praticamente 1 dezena).

Já em 2020 o Giro tinha começando com um contra-relógio (com o domínio de Ganna e a incrível prestação de João Almeida e em 2018 Dumoulin bateu Rohan Dennis e Victor Campenaerts em Jerusálem num esforço de 9,7 kms.

 

Favoritos

Remi Cavagna já tinha sido 2º no contra-relógio do Paris-Nice e 2º no contra-relógio da Volta a Catalunha, finalmente no Tour de Romandie conquistou o primeiro contra-relógio no World Tour. Isso dar-lhe-á bastante confiança, nota-se que o campeão francês da especialidade se focou nesta vertente e trabalhou para estar em grande forma neste Giro.



Para conseguir a camisola rosa o francês terá de voltar a bater Filippo Ganna. O campeão do Mundo de contra-relógio foi o melhor contrarelogista de 2020, mas já foi derrotado por 3 ocasiões nos 3 últimos testes. 3º em San Benedetto del Tronto, 9º e 10º nos esforços individuais na Romandia. Adensam-se as dúvidas sobre Ganna, que certamente quer voltar a vestir de rosa, simplesmente parece não estar em grande forma.

 

Outsiders

Não estivesse sem competir desde 15 de Agosto, quando caiu com gravidade no Giro di Lombardia, e Remco Evenepoel estaria nos favoritos. Em 2019 foi campeão europeu e vice-campeão mundial, em 2020 ganhou os 2 contra-relógios que disputou. Evenepoel é um fenómeno, e caso tenha conseguido recuperar totalmente é um grande candidato, mesmo sem ritmo competitivo.

Findadas as clássicas Victor Campenaerts começou a preparar este dia com afinco. O belga tinha a ambição de vestir de rosa em 2020, mas caiu no contra-relógio inaugural, e depois foi batido no mano a mano com Ganna em Milão. No defeso perdeu capacidade contra o cronómetro para melhorar nas clássicas, teve algumas semanas para preparar este dia.



Patrick Bevin pareceu em grande forma no Tour de Romandie, sobrevivendo às montanhas para disputar 2 sprints, onde finalizou no pódio. É um bom contra-relogista e é explosivo, este ano foi 10º no Paris-Nice e 7º na Volta ao País Basco nos contra-relógios. Bevin deixou o Tour de Romandie a meio para preparar este objectivo.

 

Possíveis surpresas

Tanto João Almeida e Nelson Oliveira devem estar no top 10 e com um dia excelente podem mesmo integrar o top 5. O esforço parece explosivo demais para o motor de Nelson Oliveira, que gostará muito mais do contra-relógio final. João Almeida não pode entrar no Giro a 100% da sua capacidade se quiser estar a top na 3ª semana, mas com o seu talento tudo é possível. Jan Tratnik está manifestamente em boa forma, especialista nestes esforços relativamente curtos, sabe que a Bahrain está focada em Landa e que só pode procurar a glória nos contra-relógios. Na teoria a Israel Start-Up Nation também tem Matthias Brandle e Alex Dowsett, mas analisando os dados nenhum deles faz um pódio num contra-relógio desde 2017! (excluindo Nacionais). Olhamos com alguma expectativa para a Jumbo-Visma, que tem Edoardo Affini, um jovem talento que tarda em afirmar-se, puro especialista, e que está a jogar em casa, e Tobias Foss, outro jovem, com um perfil mais completo e que já mostrou que consegue surpreender em contra-relógios. Jonathan Castroviejo e Maciej Bodnar há algum tempo que já não têm um grande resultado nesta especialidade e Thomas de Gendt gostaria de mais dureza. Luis Leon Sanchez por vezes consegue bons resultados, Max Walscheid tem um bom perfil para este traçado. Daniel Martinez e Alberto Bettiol, se estiverem em boa forma, pode surpreender. Entre os ciclistas da geral Simon Yates e Marc Soler podem ser dos melhores para além dos Quick-Step.



 

Super-Jokers

Os nossos Super-Jokers são Mikkel Honoré e Nikias Arndt.

By admin