Tudo para decidir amanhã, numa etapa explosiva de menos de 100 quilómetros em Andorra.
Percurso
Last chance. Última oportunidade para retoques na geral. A organização conseguiu compactar, em 97,3 kms mais de 3000 metros de acumulado e 6 contagens de montanha, e Andorra foi o palco escolhido para tal, num dia onde os ciclistas nunca descem dos 800 metros de altitude e sem 1 metro plano. A etapa começa com o Coll de la Comella, a subir desde o tiro de partida (4300 metros a 8,7%). Os ciclistas seguem para 2 passagens pelo Coll de Beixalis (7,1 kms a 8% e rampas de 13%), sendo que a meio dessas 2 passagens têm o Coll de Ordino (9,8 kms a 7,1%). A 16 kms da meta surge nova passagem pelo Coll de la Comella, desta vez por outra vertente (3600 metros a 6,3%). O final é em alto, no Coll de la Gallina, que tem oficialmente 3500 metros a 8,7%, mas na verdade os ciclistas estão sempre a subir, e bem, nos últimos 7 kms.
Favoritos
Com o que aconteceu hoje o caso mudou de figura, a Movistar sofreu um rude golpe nas suas aspirações e alguns aspectos tácticos alteraram-se. Por exemplo, estando tão longe, a mais de 1:30, é possível, em certas condições, terem de defender o pódio, tal como a Team LottoNL-Jumbo. É de esperar ataques dos homens da geral no Coll de Ordino, e durante as primeiras 2 subidas que algumas equipas metam elementos na fuga, ou pelo menos tentem. A Mitchelton-Scott deve tentar manter a corrida o mais controlada possível até à última subida e procurar aliados ocasionais. Hoje todos foram ao limite, mas uns mais do que outros.
Miguel Angel Lopez não tem nada a perder, 5º na geral e com uma etapa que lhe assenta muito bem. O colombiano tem a grande vantagem de ter uma equipa muito forte, com Dario Cataldo, Omar Fraile, Jan Hirt e Pello Bilbao, certamente um destes ciclistas irá para a fuga para depois tentar dar uma mãozinha. Lopez hoje não gastou tudo e esteve bem no final.
Enric Mas tem o mesmo perfil. Muito motivado por estar a ser a grande confirmação da prova e por estar à beira do pódio, o espanhol da Quick-Step Floors é alguém que pode atacar de longe, mas precisará de aliados de circunstância, já que perdeu o seu braço direito, Laurens de Plus, hoje.
Outsiders
Porque não pensar noutra vitória de Thibaut Pinot? É verdade que o francês se encaixava muito mais no perfil de hoje, uma subida longa e para homens mais possantes e que amanhã se terá de defender nas descidas, mas Pinot ainda parece algo fresco e tem a vantagem de ter alguma liberdade na classificação geral.
Acreditamos que, caso Simon Yates tenha oportunidade e capacidade para isso, não vai deixar escapar uma vitória em etapa. O ataque do britânico hoje foi fenomenal e mais impressionante ainda foi a forma como deixou Steven Kruijswijk para trás a ritmo. Caso chegue tudo junto à subida final, cuidado com o actual camisola vermelha.
Por falar em liberdade, é o que Wilco Kelderman tem, e muita, estando a quase 3 minutos do top 10. Amanhã terá de arriscar tudo se quiser entrar nos 10 primeiros, a Team Sunweb sabe disso e Kelderman parece estar a melhorar nesta 3ª semana, hoje deu excelentes sinais que, até psicologicamente, ainda está bem presente na prova.
Possíveis surpresas
Como já referimos, a Movistar levou um golpe terrível hoje, após trabalhar todo o dia. Podem reagir atacando desde o quilómetro 0 e partindo a corrida toda, ou resguardar-se mais, com medo de mais quebras como aconteceu hoje. Tudo é possível, mas Alejandro Valverde, como já referimos, está longe de ser o melhor na alta montanha (subidas longas e altitude superior a 1500 metros) e Nairo Quintana está completamente vazio. Steven Kruijswijk amanhã estará numa atitude mais defensiva, pensamos nós, agora que o holandês está no lugar mais baixo do pódio, seria o melhor resultado em Grandes Voltas na carreira dele. Há ciclistas que pensamos que irão estar ao ataque desde o quilómetro 0, até porque esta é a derradeira oportunidade de ganhar uma etapa, falamos de Rafal Majka, Gianluca Brambilla, Ilnur Zakarin, Dylan Teuns e Alessandro de Marchi. Esperem ver também ao ataque os ciclistas que lutam pela camisola da montanha, falamos de Thomas de Gendt, Bauke Mollema e Ben King.
Super-Jokers
Os nossos Super-Jokers são Mikel Bizkarra e Oscar Rodriguez.
Tips do dia
Simon Yates melhor que Alejandro Valverde -> odd 1,616
Rigoberto Uran melhor que Nairo Quintaa -> odd 2,10
Voltamos a deixar aqui o link do canal Telegram (aplicação que se pode baixar na PlayStore), onde lançaremos live tips durante as etapas caso achemos pertinente. Também outras provas que não tenham acompanhamento na página poderam ter tips.
Link de acesso ao canal de apostas: https://t.me/joinchat/AAAAAEPNkd3AtPPJiZ6gUQ