Ao terceiro dia de prova o Tour chega a França! Um final complicado espera os ciclistas numa dura chegada que favorece os puncheurs.
Percurso
Primeira maratona deste Tour e com um traçado bem interessante, principalmente nos últimos 50 kms. Os primeiros 165 kms são praticamente planos, mas depois os ciclistas entram numa mini-clássica, com 6 subidas e 4 contagens de montanha, 3 delas de 3ª categoria.
As dificuldades começam no Cote de Nanteuil-la-Foret, com 1,1 kms a 6,8% e prosseguem com o Cote d’Hautvillers, com 900 metros a 10,5%, logo seguido do Cote de Champillon (1,8 kms a 6,6%). Esta sequência de 2 subidas é muito importante, a primeira é muito empinada a segunda é a mais longa de todas.
A 16 kms da meta surge o Cote de Mutigny, um autêntico muro de 900 metros a 12,2%, a última contagem de montanha antes da meta. No entanto, ainda há o Cote de Mont Bernon (1 km a 5,5%) apenas a 4 kms do final. Depois há 2 kms de descida e o final em Epernay tem 500 metros a 8%.
Táticas
O Tour entra em França e aparecem as dificuldades. O início é fácil, mas as colinas na parte final vão tornar a segunda metade de etapa bastante mais nervosa e também propícia a ataques. Vemos várias equipas interessadas em perseguir, como são os casos da Bora-Hansgrohe e da Deceuninck-QuickStep, pelo que não acreditamos que uma fuga ou um ataque em solitário perto do final consiga ter o seu sucesso.
Favoritos
Peter Sagan não conseguiu a vitória no dia de ontem mas amanhã tem um final ao seu jeito. O final pode estar no limite para as suas características, no entanto já o vimos a ganhar em chegadas deste género, e o seu bom posicionamento será essencial para a vitória. Muito explosivo, o eslovaco não se poderá deixar surpreender pelos seus adversários.
Julian Alaphilippe tem estado imbatível neste tipo de chegadas esta temporada. Num final a fazer lembrar as clássicas das Ardenas, o francês parte com grande confiança, ele que ainda sonha chegar à camisola amarela na primeira semana. É dos poucos capazes de conseguir derrotar Sagan mas para isso sabe que tem que se posicionar bem, preferencialmente na roda do eslovaco.
Outsiders
Porque não pensar em nova vitória da Team Jumbo-Visma? Wout van Aert fez um último mês de sonho e continua em grande forma. Muito explosivo graças ao cyclo-crosse, o belga deverá ter carta branca dentro da sua equipa. Já se viu que Van Aert é rápido o suficiente para bater ciclistas deste nível.
Este é um final perfeito para Michael Matthews. O australiano disse não ter a ponta final de outros tipo por isso deve apostar forte na chegada de amanhã, que fazem lembrar as clássicas canadianas e belgas que “Bling” já ganhou. Sabe-se posicionar muito bem, já fez top 10 no Mur de Huy, sendo dois excelentes sinais para amanhã.
Alberto Bettiol é mais um que vem a voar do mês de Junho. Muito forte nos Campeonatos Nacionais e bem no Dauphine, o italiano esteve, também, muito bem no esforço de hoje, onde foi uma das locomotivas da EF Education First. Já esteve perto de vencer em finais como este no entanto consideramos que nunca teve este nível pelo que consideramos que pode voltar a surpreender como fez no Tour de Flandres.
Possíveis surpresas
Nunca podemos descartar Alejandro Valverde. O campeão do Mundo foi e ainda é um dos ciclistas a ter em conta neste tipo de finais que fazem lembrar as clássicas das Ardenas. É verdade que já não é o mesmo, mas a experiência está lá e isso conta muito. Greg van Avermaet é bastante regular mas com tão forte concorrência será complicado ganhar. Este final está no limite para Sonny Colbrelli e Caleb Ewan que terão que sofrer muito se quiserem estar da discussão. Não é impossível, mas pouco provável. O camisola amarela Mike Teunissen é mais que um sprinter, a chegada não é, de todo, má para as suas características e poderá voltar a surpreender. Tim Wellens e Tony Gallopin podem tentar surpreender de longe e também têm uma ponta final razoável. Por fim, olho em Tiesj Benoot, Jesus Herrada, Alexey Lutsenko e Elie Gesbert.
Super-jokers
Os nossos super-jokers são Maximilian Schachmann e José Gonçalves.
Tip do dia
Patrick Konrad melhor que Nicolas Roche -> odd 1,57 (stake 2)
Voltamos a deixar aqui o link do canal Telegram (aplicação que se pode baixar na PlayStore), onde lançaremos live tips durante as etapas caso achemos pertinente. Também outras provas que não tenham acompanhamento na página poderam ter tips.
Link de acesso ao canal de apostas: https://t.me/joinchat/AAAAAEPNkd3AtPPJiZ6gUQ