A montanha está de regresso e logo com a primeira chegada em alto da competição. Mostrará algum dos principais candidatos fragilidades?
Percurso
161 quilómetros entre Sisteron e Orcières-Merlette com um total de 5 contagens de montanha, 3 delas nos derradeiros 35 quilómetros da etapa. O Cote de l’Aullagnier (2,7 kms a 6.4%) servirá para endurecer mais a corrida, sendo que depois o pelotão continua a subir, numa montanha que já não é categorizada.
Segue-se o Cote de Saint-Léger-les-Mélèzes (2,8 kms a 6.6%), com o seu topo a ficar a menos de 20 quilómetros da chegada. A partir daí o pelotão dirige-se a grande velocidade até à subida final para Orcières-Merlette (7,1 kms a 6.7%), uma subida muito regular e sem pendentes muito elevadas.
Tácticas
Não é normal vermos uma Volta a França com tanta montanha no seu início. O dia de ontem viu muitos corredores perderem bastante tempo, o que faz com que já à 4ª etapa possam puder focar-se nas fugas.
A Deceuninck-QuickStep irá tentar defender a camisola amarela até onde conseguir no entanto, das restantes equipas, só vemos a Mitchelton-Scott a puder ajudar, uma vez que nenhuma equipa dos grandes favoritos quer começar já a desgastar-se.
Favoritos
A facilidade com que Adam Yates fez a ponte entre o pelotão e o grupo de Julian Alaphilippe no dia de ontem foi impressionante. O britânico pareceu muito forte e, mesmo afirmando que não vem lutar pela geral, não se pode descartar pois a camisola amarela está ao virar da esquina. Esta é uma montanha ideal para Yates, não muito longa e irregular, fazendo lembrar Jebel Hafeet, onde venceu em Fevereiro no UAE Tour.
Acreditamos que a fuga tem boas hipóteses de vingar e, mais uma vez, voltamos a apontar o nome de Alessandro de Marchi. O italiano já perdeu bastante tempo, terá liberdade, e tem que aproveitar enquanto a sua condição física está no topo, como se viu nas clássicas italianas. Não é um trepador puro mas sabe gerir bem o seu esforço. Na fuga certa pode triunfar.
Outsiders
Primoz Roglic pode querer já dar um murro na mesa e mostrar quem manda. Entre os favoritos, o campeão esloveno é aquele que melhor se adapta a este tipo de escalada, pois não sendo muito íngreme as diferenças vão ser difíceis de fazer e, como já se viu, num sprint é praticamente imbatível.
Antes da paragem, Tadej Pogacar foi capaz de bater Alejandro Valverde num final à medida do murciano, o que só vem demonstrar a capacidade explosiva do esloveno. Não é fácil ameaçar Roglic neste tipo de finais no entanto o esloveno pode fazê-lo.
Se tiver liberdade dentro da Bora-Hansgrohe, Lennard Kamna é um homem a ter em atenção. O alemão esteve fortíssimo no Criterium du Dauphine, onde venceu numa chegada em alto de forma convincente. Não é um trepador puro, no entanto defende-se em todo o tipo de terreno, o que é uma mais-valia para uma etapa como a de amanhã.
Possíveis surpresas
Se Julian Alaphilippe estivesse na forma de 2019 poderia, muito bem, estar na luta pela etapa no entanto o francês parece-nos um pouco mais fraco, numa subida que fica no limite das suas capacidades. Diz-se que a camisola amarela dá asas, por isso nunca o podemos descartar. Nenhum homem da classificação geral vai querer perder tempo, pelo que nomes como Egan Bernal, Thibaut Pinot e Emanuel Buchmann vão querer estar bem na frente. Veremos como estão das suas lesões, pois totalmente recuperados, são ciclistas com boas pontas finais. Aproveitando a superioridade numérica, atenção a Richard Carapaz e Tom Dumoulin, que podem atacar bem perto do final. Olho em Bauke Mollema, Guillaume Martin e Sergio Higuita, três bons trepadores com uma velocidade ainda superior aos referidos anteriores. A tarefa árdua será aguentar o ritmo dos favoritos. Para uma fuga, vemos nomes como Nicolas Edet, Michael Gogl, Tiesj Benoot e Nans Peters.
Super-jokers
Os nossos super-jokers são Marc Hirschi e Dario Cataldo.
Tip do dia
Warren Barguil melhor que Daniel Martin -> odd 2,965 (stake 1,5)
Voltamos a deixar aqui o link do canal Telegram (aplicação que pode baixar na PlayStore), onde lançaremos live tips durante as etapas caso achemos pertinente. Também outras provas que não tenham acompanhamento na página poderão ter tips.
Link de acesso ao canal de apostas: https://t.me/joinchat/AAAAAEPNkd3AtPPJiZ6gUQ