Após um dia longo e louco, segue-se mais uma jornada mais calma e curta que saberá muito bem ao pelotão do Giro.
Percurso
Finalmente uma etapa mais curta, estarão a dizer os ciclistas. Mas muito cuidado, os primeiros 8 kms são numa subida muito dura o que irá causar que se possa formar uma fuga muito forte. Ainda com mais algumas ascensões durante o percurso e sendo a jornada de somente 140 quilómetros o pelotão não pode permitir uma diferença muito grande. O final em Terracina é um sonho para os homens rápidos, com uma larga recta de 1500 metros a poder efectivar uma luta titânica.
Táticas
Ainda é bastante cedo no Giro por isso todas as equipas ainda têm muita força para perseguir as fugas. Como já referido, o início é bastante complicado, pelo que se uma fuga com ciclistas fortes se formar nesse momento pode, quem sabe, ir até ao final uma vez que as equipas dos sprinters não vão puder forçar muito o ritmo para não correrem o risco de os verem ficar para trás.
Depois das duas subidas não categorizadas as equipas da Deceuninck-QuickStep, Lotto-Soudal, Boraa-hansgrohe e UAE Team Emirates devem iniciar a perseguição. O problema pode ser a diferença da fuga nesse momento devido à dureza do percurso. Contudo, acreditamos num cenário de sprint, já que as oportunidades para os homens rápidos não são muitas ao longo das 3 semanas.
Favoritos
Pascal Ackermann conta já com uma etapa no bolso e no dia de ontem estava com confiança a mais e, com vento frontal, arrancou cedo demais. Num final com uma reta tão longa, o timing vai ser essencial e aí entra Rudiger Selig, um dos melhores lançadores do mundo, para deixar o campeão alemão no sítio certo à hora certa. O sprint da etapa 2 foi incrível e se repetir tal feito amanhã será imbatível.
Com o passar dos dias, Fernando Gaviria tem melhorado a sua condição. Não tão bem no domingo, melhor na segunda e com a etapa de hoje nas pernas é de esperar um colombiano ainda melhor. É verdade que já não conta com Juan Molano, mas Simone Consonni sabe o que fazer. Um sprint destes favorece a velocidade pura de Gaviria.
Outsiders
Elia Viviani deve estar mais motivado que nunca para conseguir a vitória. O Giro não tem corrido de feição ao campeão transalpino e este final também não é o melhor para si, pois Viviani não tem a velocidade pura dos seus rivais no entanto tem um comboio melhor que a maioria e isso pode ser essencial para entrar na frente no final e conseguir a vitória.
O desvio que levou à retirada da vitória a Viviani custou a Matteo Moschetti um melhor resultado na etapa 3. Nesse dia, o jovem italiano vinha muito rápido e podia ter lutado pela vitória. A falta de um comboio experiente pode custar-lhe alguma energia mas se estiver bem colocado será um perigo para qual adversário.
A Lotto-Soudal tem surpreendido com o seu comboio e deixado Caleb Ewan bem colocado. As posições dos lançadores foi trocada e isso tem funcionado, com a experiência de Roger Kluge a aparecer no quilómetro final. Jasper de Buyst é muito rápido e se entrar na frente pode levar o “Pocket Rocket” à vitória. Não será fácil pois o australiano tem perdido alguma potencia nestes finais mais planos.
Possíveis surpresas
Arnaud Demare também tem um comboio de luxo mas o francês preferiria um final mais técnico pois sabe que numa reta tão longa nota-se a diferença de velocidade de ponta entre si e os seus rivais. Precisa de um posicionamento perfeito. Giacomo Nizzolo, Davide Cimolai e Manuel Belletti são ciclistas que, também, gostariam de finais mais técnicos e de uma etapa mais dura. Todos estão em boa forma e já estiveram em destaque mas um final tão linear não vai ao encontro das características destes. O contrário podemos dizer de Jakub Mareczko, que devido ao seu fraco posicionamento, raramente consegue disputar as etapas. Esta é, talvez, a melhor chance para o italiano, resta saber se vai conseguir passar as subidas. Para possível top 10, atenção a Sacha Modlo e Viacheslav Kuznetsov.
Super-jokers
Os nossos super-jokers são Giovanni Lonardi e Paolo Simion.
Tips do dia
Pascal Ackermann melhor que Arnaud Demare -> odd 1,57 (stake 2)
Manuel Belletti melhor que Sacha Modolo -> odd 1,57 (stake 1)
Voltamos a deixar aqui o link do canal Telegram (aplicação que se pode baixar na PlayStore), onde lançaremos live tips durante as etapas caso achemos pertinente. Também outras provas que não tenham acompanhamento na página poderam ter tips.
Link de acesso ao canal de apostas: https://t.me/joinchat/AAAAAEPNkd3AtPPJiZ6gUQ