Está na hora da primeira chegada em alto da Vuelta! É tempo para os trepadores tentarem começar a recuperar algum do tempo perdido nos primeiros dias.

 

Percurso

O primeiro grande dia de montanha! 40 quilómetros finais bastante complicadas, depois de 140 quilómetros marcados apenas por uma contagem de montanha. A Collada de Brenes (6,3 kms a 8,6%) será o primeiro teste, muitos ciclistas podem ceder aqui, numa subida que termina a 34 quilómetros da chegada.



Uma rápida descida e uma fase de falso plano onde se passa pelo sprint intermédio em Santa Cruz de Iguña leva ao sopé do Pico Jano. No total, 12 500 metros a 6,6%, uma subida que pode ser dividida em duas fases pois os primeiros 6,8 quilómetros são a 7,8%, seguindo-se uma pequena fase de descanso antes dos derradeiros 4 quilómetros.

 

Táticas

A Jumbo-Visma conseguiu o que queria, entregou a camisola vermelha a Rudy Molard e agora é a Groupama-FDJ que tem que se preocupar com a perseguição. Pela formação gaulesa, uma fuga pode ter o seu sucesso, desde que não contenha nenhum perigo à liderança de Molard, terão que fazer um filtro quando os ciclistas tentarem integrar a escapada.

Dentro das equipas da geral, a Jumbo-Visma não irá gastar energias, para tal não tinha entregue a camisola vermelha no dia de hoje. Como é o primeiro grande teste para os trepadores, talvez INEOS Grenadiers ou BORA-hansgrohe possam endurecer a corrida e procurar a vitória etapa, libertando-se cedo da pressão.

 

Favoritos

Parece claro que Primoz Roglic chegou na melhor condição à Vuelta. A forma como venceu ontem faz recordar outras edições da prova, onde dominou, por completo, aquelas chegadas. A subida final de amanhã é perfeita para o esloveno, muito regular. Se chegar um grupo ao quilómetro final, esperem por ver Roglic disparar que nem uma flecha para mais uma vitória.



Kenny Elissonde é sinónimo de combatividade, o francês adora integrar uma fuga de uma etapa de montanha, só que raramente tem a sorte de estar na luta, há sempre alguém mais forte. Costuma dar-se muito bem com a Vuelta, já a liderou em 2021, precisamente depois de ter integrado uma fuga numa etapa de montanha. Muito pequeno, “King Kenny” procura o seu momento de glória.

 

Outsiders

Inclinações não muito ingrimes são boas notícias para Remco Evenepoel, é neste terreno que ele pode fazer a diferença. Ainda a ser testado como um trepador, esta será a primeira grande batalha do belga que, não nos admirávamos se atacasse de longe e tentasse fazer um contra-relógio até ao topo de Pico Jano.

Jay Vine continua a sua evolução no ciclismo mundial, os resultados são cada vez melhores mas ainda falta a vitória. O australiano tem estado, por várias vezes, perto mas falta sempre algum detalhe. É um trepador muito explosivo, estando na fuga ideal o triunfo pode sorrir-lhe.



O último na etapa de hoje pode, muito bem, ser o primeiro amanhã. Falamos de Jan Hirt. É certo que o checo tende a melhorar com o passar dos dias, ainda estamos no começo, mas tem vindo a perder bastante tempo, talvez de forma propositada para ter liberdade para entrar em fugas, onde será, de longe, dos melhores trepadores.

 

Possíveis surpresas

Enric Mas foi uma das agradáveis surpresas do dia de ontem, numa chegada que não se adaptava às suas características deu conta do recado, parece a caminho da sua melhor versão. Pavel Sivakov, Carlos Rodriguez e Richard Carapaz fazem um trio muito perigoso na INEOS Grenadiers, João Almeida entra no seu terreno, veremos se com uma subida ao seu ritmo ou se irá seguir diretamente os melhores, Simon Yates Miguel Angel Lopez não têm medo de atacar de longe, querem já começar a recuperar tempo. Olhando para uma fuga, com as diferenças feitas hoje, o leque de possibilidades abre-se muito bem. Alexey Lutsenko tentou ontem, foi dos mais fortes, com o “descanso” de hoje, amanhã pode voltar à carga. A Lotto Soudal procura um triunfo e Maxim van Gils é a melhor arma para amanhã, veremos se tem as pernas do início do ano. Clement Champoussin, Ruben Fernandez, Remy Rochas, Mikel Bizkarra, Alessandro de Marchi, Jaakko Hanninen e Carlos Verona são outros possíveis candidatos.

 

Super-jokers

Os nossos super-jokers são  José Manuel Diaz e Wilco Kelderman.



By admin