A montanha está de regresso na Vuelta e amanhã é tempo para nova chegada em alto! Primoz Roglic parte na liderança, qual será a estratégia do esloveno?

 

Percurso

Gandía recebe a partida da 7ª etapa da Vuelta, o primeiro dia com montanha mais séria, que culmina com 3707 metros de desnível acumulado positivo após 152 quilómetros.



Tudo começa com o Puerto la Llacuna (9,4 kms a 6,2%), uma subida bastante dura na sua primeira fase (primeiros 4,3 kms com média de 8,5%). Cerca de 50 quilómetros de falso plano levam ao Puerto de Benilloba (3 kms a 3,6%), que encadeia com 4,4 kms a 4,2% e o Puerto de Tudons (7,1 kms a 5,2%). Uma longa descida e uma fase de falso plano leva ao sprint intermédio, que fica, praticamente, no sopé do Puerto El Collao (9,4 kms a 4,7% mas que tem no seu miolo 2200 metros a 8,8%).

20 quilómetros muito rápidos deixam os ciclistas a somente 19 quilómetros da chegada e no começo do Puerto de Tibi (5,3 kms a 5,3%, onde os primeiros 3,3 kms são a 7% existindo depois um falso plano).

Uma rápida descida leva a um pequeno topo de 2200 metros a 6,1% que antecede a subida final para Balcón de Alicante (8,4 kms a 6,4%). Esta é uma subida que fica estragada por 2 quilómetros praticamente planos no seu começo uma vez que os derradeiros 4400 metros são a 8,5%.

 

Táticas

Primoz Roglic está de regresso à liderança e, como já se viu, pelo esloveno e pela Jumbo-Visma, este voltará a perder a camisola vermelha uma vez que não se querem meter em grandes desgastes tão cedo na prova. Colocarão as restantes equipas pressão na formação holandesa? É uma possibilidade, mas duvidamos disso.



Uma fuga bastante forte e numerosa deve formar-se no Puerto la Llacuna e ia é que se vai tirar as conclusões. Acreditamos que a escapada tem tudo para ter o seu sucesso, já há muitos corredores atrasados e mesmo aqueles que não são um perigo para a geral terão liberdade.

 

Favoritos

A Team DSM mudou o seu foco para as etapas e terá que aproveitar o estado de forma de Michael Storer. O australiano vem a voar, esteve em grande no Tour de l’Ain, onde conseguiu as primeiras vitórias da carreira. O jovem trepador é um ciclista muito persistente, está a evoluir a olhos vistos.

Clement Champoussin está a 2:44 de Roglic mas isso não será impedido uma vez que seria uma forma da Jumbo-Visma libertar a camisola vermelha. O talentoso francês adapta-se muito bem a estas subidas, é muito explosivo e hoje esteve entre os melhores.

 

Outsiders

A Deceuninck-QuickStep também veio para vencer etapas e uma das suas “setas” é Mauri Vansevenant. O belga é um corredor muito combativo e explosivo, deixa tudo na estrada, e já mostrou este ano que se defende muito bem neste tipo de subidas.

Lucas Hamilton tem sido uma das confirmações desta temporada, muito regular ao longo do ano, tem aproveitado as oportunidades que lhe têm sido dadas. Apesar de estar a menos de 5 minutos, terá liberdade, nunca provou nada em 3 semanas. Trepador muito competente, gosta de subidas explosivas.



No caso dos favoritos discutirem o triunfo, é difícil não olhar para Primoz Roglic. O esloveno está na sua praia, sempre se deu bem em Espanha, e estas subidas não muito longas e íngremes são ideais para o líder da Jumbo-Visma.

 

Possíveis surpresas

Geoffrey Bouchard é um corredor muito discreto, mas aos poucos está-se a tornar um valor muito seguro da AG2R Citroen. Excelente caça-etapas, vem em boa forma de Burgos. Ontem referimos Maximilian Schachmann, Andreas Kron e Odd Christian Eiking e os três voltam a ser excelentes candidatos para a etapa de amanhã, mais um dia que lhes assenta bem. Rafal Majka terá liberdade dentro da UAE Team Emirates para procurar a vitória, tem-se mostrado bem. Jay Vine, Gino Mader, Harm Vanhoucke, Andrea Bagioli e Simon Carr são outros nomes a ter em atenção. Numa luta entre os favoritos, Enric Mas e Miguel Angel Lopez têm-se mostrado muito fortes, o duo da Movistar está com muita vontade e têm aqui o primeiro verdadeiro teste. Também não podemos descorar Aleksandr Vlasov, Egan Bernal, Adam Yates e Giulio Ciccone, estão muito bem até agora.



Super-jokers

Os nossos super-jokers são Mikel Bizkaarra e Oscar Cabedo.

By admin