Antes do regresso à alta montanha, os homens rápidos têm a última oportunidade de vencerem na primeira semana, num dia em que o vento pode fazer estragos.
Percurso
Esta etapa pode ser dividida em duas partes: os primeiros 73 quilómetros são relativamente complicados, ao passo que 95 quilómetros seguintes serão percorridos a alta velocidade.
O início da etapa começa logo com uma subida não categorizada, antes do Cote de Luzencon, que leva a outra subida não categorizada. Primeiros 20 quilómetros bastante complicados, seguindo-se uma fase muito rápida até novas duas subidas.
A primeira delas tem quase 5 quilómetros com o Col de Peyronnenc (14,9 kms a 3.8%) a marcar o final desta primeira fase da etapa. A partir daqui são quase 40 quilómetros em descida, intercetados por 3 pequenos topos. Os últimos 50 quilómetros são, finalmente, praticamente planos, ideais para a perseguição das equipas dos sprinters. O final é bastante simples, somente com uma rotunda a 1200 metros da chegada.
Táticas
A luta pela camisola verde está ao rubro e, se noutro tipo de circunstâncias esta poderia ser uma boa etapa para uma fuga triunfar, com ciclistas possantes e com um boa ponta final, amanhã não acreditamos em tal cenário. A Deceuninck-QuickStep vai querer controlar, desde cedo, a corrida para Sam Bennett e, quem sabe, receber a colaboração da Team Sunweb e Lotto Soudal. O vento poderá marcar presença e estas equipas são especialistas nestas condições.
Favoritos
Sam Bennett tem andado perto (dois pódios) mas ainda lhe falta a vitória. O irlandês admitiu que ontem apenas se focou em conquistar a camisola verde por isso acreditamos que amanhã a estratégia seja diferente. O final não é complicado e prevê-se vento de costas o que vem favorecer Bennett que, nem sempre, tem acertado na altura de lançamento do sprint. Michael Morkov será fundamental.
Estas condições de etapa são ideais para Cees Bol. A Team Sunweb tem o melhor comboio da competição, como se viu ontem, Bol está a sprintar muito bem e não tem dificuldades em passar as bordures na frente, como se viu no Paris-Nice. Com mais um lançamento perfeito, o holandês pode-se estrear a vencer em Grandes Voltas.
Outsiders
A Trek-Segafredo deve continuar com a sua rotação de sprinters e, amanhã, deve ser novo dia para Mads Pedersen. O campeão do Mundo sonhou com o triunfo no 1º dia e, neste tipo de condições, pode voltar a fazê-lo. Mesmo que cortes não aconteçam, as dificuldades vão enfraquecer as pernas dos puros sprinters. Conta com um excelente comboio.
Esperando por uma etapa mais calma estará Caleb Ewan, ele que raramente consegue passar com os melhores nas bordures. O comboio da Lotto Soudal não está a funcionar bem, Ewan não tem conseguido estar bem colocado, tendo vencido na 3ª etapa com alguma sorte, apesar de toda a habilidade.
Giacomo Nizzolo começou com grandes expectativas mas tem desiludido um pouco. Este é o dia ideal para dar um pontapé na crise. O campeão europeu adora dias duros e sabe o que é necessário fazer para passar as bordures na frente, tendo uma equipa experiente para o apoiar neste contexto.
Possíveis surpresas
Peter Sagan é sempre um corredor muito regular, ainda para mais neste tipo de etapas. Sabe que não pode perder o comboio da luta pela camisola verde e, por isso, vai ter que estar sempre atento. Nota-se que não está como noutros anos mas em condições especiais pode surpreender. Terá Wout van Aert liberdade? Se o vento se fizer sentir acreditamos que terá que trabalhar para os seus líderes e, no final, chegará com pouca energia para o sprint, no entanto não é de descartar um novo triunfo, em especial, num dia mais calmo. Alexander Kristtof e Matteo Trentin adoram dias duros, onde os principais sprinters podem ficar para trás, podendo surpreender. Bryan Coquard e Hugo Hofstetter têm estado sempre entre os melhores, devendo acontecer o mesmo amanhã. Veremos se, finalmente, Elia Viviani estará na luta.
Super-jokers
Os nossos super-jokers são Oliver Naesen e Luka Mezgec.
Tip do dia
Sam Bennett no pódio-> odd 1,74 (stake 1)
Voltamos a deixar aqui o link do canal Telegram (aplicação que pode baixar na PlayStore), onde lançaremos live tips durante as etapas caso achemos pertinente. Também outras provas que não tenham acompanhamento na página poderão ter tips.
Link de acesso ao canal de apostas: https://t.me/joinchat/AAAAAEPNkd3AtPPJiZ6gUQ