Chegamos ao último dia desta semana com mas uma etapa de montanha e que etapa! Dia de muitas dificuldades e com um final muito duro, com um “muro” à espera dos ciclistas.

 

Percurso

A semana termina com um clássico dia em Espanha, dia rompe-pernas com muitas subidas. Os primeiros 150 quilómetros terão 4 escaladas categorizadas, a mais dura será o Mirador del Fito (10 kms a 5,5%) mas fica ainda na primeira metade da jornada.



Todas estas subidas servirão de endurecimento para a chegada, um final num tradicional muro, não estivéssemos nós em Espanha. Les Praeres serão apenas 3800 metros mas a uns incríveis 13%! Uma brutalidade, onde os quilómetros se dividem com 13,5%, 15,7%, 10,7% e 10,6% de inclinação média!

 

Táticas

Tal como referimos para a etapa de hoje, Remco Evenepoel e a Quick-Step vão querer manter a camisola vermelha, não irão dar muita vantagem à fuga e não vão permitir que alguém perigoso se infiltre nela. Em declarações depois da etapa, Evenepoel afirmou que gostaria de ganhar amanhã, poderemos ver uma Quick-Step a assumir uma perseguição mais feroz que hoje, sabendo que segunda-feira é dia de descanso e terça-feira é dia de contra-relógio.

Já vimos, também, que pelas restantes equipas a fuga terá o seu sucesso, dificilmente outras formações irão ajudar a equipa belga a perseguir a escapada, preferindo ver esta a desgastar-se, tentando isolar Remco Evenepoel o mais rápido possível.

 

Favoritos

Remco Evenepoel tem estado no controlo absoluto da corrida, hoje fez outra grande exibição. A subida final de amanhã é curta e muito inclinada, o motor do belga gosta destes esforços, onde consegue impor ritmos elevados. Voltamos a repetir-nos, mas o líder da Vuelta irá para a frente do grupo, veremos é se alguém lhe consegue seguir a roda. Também temos visto Evenepoel com alguma explosão.



Hoje já vimos uma melhor versão de Primoz Roglic, chegou com o líder e, anteontem parece ter sido apenas um dia mau. Esta é uma subida perfeita para o esloveno, estivesse ele a 100% e era o maior candidato, devido à sua capacidade de explosão das centenas de metros finais. Mesmo assim, um Roglic perto disso consegue vencer, quererá reduzir a diferença antes do contra-relógio.

 

Outsiders

Enric Mas tem sido uma agradável surpresa, hoje voltou a confirmar as indicações dadas. Conhecido, principalmente, como um trepador, o espanhol tem melhorado muito neste tipo de subidas e os últimos resultados têm sido prova disso. Não é corredor de atacar, deverá esperar pelos metros finais.

Muito discreto desde a 6ª etapa, está na hora de Mark Padun voltar a aparecer. O ucraniano é capaz do melhor e do pior em poucos dias mas a forma como o vimos subir nesse dia foi incrível, a fazer lembrar a sua melhor versão. Com um ritmo muito forte, poucos são capazes de acompanhar Padun numa fuga, ele que está numa EF Education que desespera por triunfos.



Santiago Buitrago tem estado anónimo na corrida, ele que chegou em excelente forma. Nos últimos dias perdeu bastante tempo, já pensando numa possível fuga este fim-de-semana. O colombiano é um corredor muito explosivo, basta ver as suas últimas vitórias, e quererá juntar vitórias no Giro e na Vuelta no mesmo ano.

 

Possíveis surpresas

Na única vez que a Vuelta aqui terminou, a vitória sorriu a Simon Yates. O britânico é outro ciclista capaz do 8 e do 80 em poucos dias, mas o facto de conhecer a chegada pode ser excelente. Carlos Rodriguez é homem de grandes montanhas mas só um ciclista em boa forma pode vencer aqui, o jovem campeão espanhol pode surpreender. O mesmo podemos dizer de Juan Ayuso que é mais explosivo que o seu compatriota. João Almeida deverá fazer mais uma subida de trás para a frente, mas preferiria uma montanha muito mais longa. Não é descabido pensar numa terceira vitória de Jay Vine, o australiano está incrível e já definiu a classificação da montanha como objetivo e, amanhã, há bastantes pontos em disputa. A UAE Team Emirates tem dado liberdade aos seus ciclistas, amanhã pode ser o dia de Brandon McNulty. Para a fuga, olho, ainda, em Kenny Elissonde, Esteban Chaves, Luis Leon Sanchez, Wilco Kelderman e David de la Cruz.

 

Super-jokers

Os nossos super-jokers são Sergio Higuita e Tao Geoghegan Hart.



By admin