Victor Campenaerts vai tentar defender amanhã, em Glasgow, o seu título, será que vai conseguir? Portugal terá José Gonçalves e Tiago Machado a defender as cores nacionais.
Percurso
Não há muito a dizer, são 45 quilómetros num percurso relativamente plano, rolante, com longas rectas onde dá para desenvolver andamentos elevados.
Favoritos
Stefan Kung procura a derradeira afirmação ao mais alto nível. Campeão suíço nos últimos 2 anos, vencedor do esforço individual da Volta a Suiça e 3º no contrarrelógio da Volta ao Algarve, precisamente atrás de Campenaerts, tem impressionado este ano.
Victor Campenaerts é o campeão em título e tem nesta prova um dos objectivos do ano. O belga é um ciclista que aponta a metas muito específicas. Temperamental, altamente competitivo, somente ganhou um contra-relógio este ano, mas foi nos Nacionais de estrada.
Outsiders
Jos van Emden é um ciclista muito poderoso, mas é muito inconstante. Foi 5º nesta prova no ano passado e quer subir para as medalhas. Parece que se está a especializar em distâncias mais curtas, mas consegue ocasionalmente resultados brilhantes em distâncias mais longas.
Jonathan Castroviejo parece ter sacrificado um pouco a sua capacidade de andar no contrarrelógio para melhorar na montanha, mas o campeão nacional de Espanha é ainda um nome a ter em conta. Campeão europeu em 2016, o ciclista da Team Sky continua a andar muito bem no esforço individual.
Muito cuidado com o relativamente desconhecido Martin Toft Madsen. O dinamarquês tentou recentemente bater o recorde da hora e não ficou muito longe da marca de Bradley Wiggins. Foi à Volta a Dinamarca e não conseguiu bater Mads Pedersen num esforço bem mais curto, o que indica que se tem vindo a preparar para distâncias superiores.
Possíveis surpresas
No ano passado Ryan Mullen ficou em 3º, o irlandês adora este tipo de percurso, resta saber como está a sua forma física, ele que recentemente fez 24 anos. Outro ciclista que adora esta distância é Marcin Bialoblocki, o puro especialista polaco, já vencedor em etapa na Volta a Polónia. Alex Dowsett é outro ciclista possante e capaz de andar bem aqui, principalmente por está a jogar em casa. Atenção ainda aos alemães, com uma equipa jovem e promissora, Maximilian Schachmann, Marco Mathis e Jasha Sutterlin estão na lista de inscritos. Mathias Brandle gostaria que a distância fosse bem mais curta. José Gonçalves e Tiago Machado deverão ter como objetivo ficar entre os 15 primeiros, a concorrência é muito forte e eles não são puros especialistas.
Super-Jokers
Os nossos Super-Jokers são Yves Lampaert e Dylan van Baarle.
Tips do dia
Maximilian Schachmann melhor que Alexis Gougeard -> odd 1,50
Jos van Emden melhor que Matthias Brandle -> odd 1,616 Shawn Williams Authentic Jersey air max 90 nere