Amanhã começam os Campeonatos da Europa, em Plouay, e com a delegação portuguesa presente. A abrir o menu temos a prova de contra-relógio, onde teremos Rui Costa e Rafael Reis.
Percurso
Para os elites masculinos serão os metros 25,7 kms, manifestamente pouco para um evento desta envergadura. Em relação ao traçado, tem algumas colinas não muito complicadas com inclinação média a rondar os 5%, mas também existe uma fase intermédia onde dá para colocar um ritmo forte e desenvolver andamentos pesados.
Favoritos
É de notar muitas ausências de peso, o evento está colocado numa posição complicada no calendário, o Tour está à porta e algumas equipas estão a fazer bolhas de segurança, tem havido muitas quedas e lesões e muitos ciclistas competiram hoje em Nacionais exigentes e têm a prova de estrada daqui a 3 dias e ainda a clássica de Plouay dia 25.
No entanto, está cá Victor Campenaerts para tentar conquistar novamente este título, algo que o belga logrou em 2017 e 2018. É um dos objectivos da temporada para ele e recentemente perdeu os Nacionais belgas por 30 segundos face a Wout van Aert, o que tendo em conta o momento de forma do ciclista da Jumbo-Visma, até é um bom resultado.
Outro grande candidato é Stefan Kung, campeão europeu sub-23 em 2014 e que nunca esteve no pódio nos elites. Face à concorrência tem essa obrigação e parece ter feito uma preparação específica para esta prova.
Outsiders
Toda a equipa da Quick-Step está a voar, como é hábito, e Remi Cavagna acabou de se sagrar campeão francês ao derrotar por 6 segundos Benjamin Thomas. O gaulês é explosivo e joga em casa, o percurso é muito bom para ele e sonhará certamente com as medalhas.
Veremos o que conseguirá o grande talento que é Edoardo Affini. O jovem italiano foi 3º no ano passado, conseguindo uma grande surpresa. Recentemente foi derrotado nos Nacionais por Ganna e De Marchi, mas este traçado é muito melhor para ele.
Alex Dowsett é um ciclista extremamente irregular, mas é bom recordar que foi 5º nos Europeus e 5º nos Mundiais em 2019. É verdade que em 2020 mal se viu, numa corrida destas tudo é possível e Dowsett adapta-se aos contra-relógios curtos e mais planos.
Possíveis surpresas
Ryan Mullen é uma caixinha de surpresas, os ciclistas dentro da Trek-Segafredo estão a andar bem e o 4 vezes campeão da Irlanda é capaz do melhor e do pior. Num traçado destas é preciso ter cuidado com Jan Tratnik, o poderoso esloveno consegue muitas vezes intrometer-se entre os 20 melhores em contra-relógios no World Tour. Tom Bohli prometeu muito nas camadas jovens, no entanto tarda em confirmar o seu talento, nos Nacionais da Suíça ficou a mais de 2 minutos de Kung. Anthony Roux, Jan Barta, Serghei Tvetcov e os portugueses Rui Costa e Rafael Reis terão como objectivo bem possível o top 10.
Super-Jokers
Os nossos Super-Jokers são: Juri Hollmann e Justin Wolf.
Tip do dia
Victor Campenaerts no pódio -> odd 1,30 (stake 5)
Voltamos a deixar aqui o link do canal Telegram (aplicação que pode baixar na PlayStore), onde lançaremos live tips durante as etapas caso achemos pertinente. Também outras provas que não tenham acompanhamento na página poderão ter tips.
Link de acesso ao canal de apostas: https://t.me/joinchat/AAAAAEPNkd3AtPPJiZ6gUQ