2021 UCI Road World Championships Flanders Men Elite Time Trial - Knokke - Heist Bruges 43,3 km - 19/09/2021 - Wout Van Aert (BEL) - Filippo Ganna (ITA) - Remco Evenepoel (BEL) - photo Luca Bettini/BettiniPhoto©2021

Arrancam na próxima madrugada os Campeonatos do Mundo na Austrália! Está na hora de atribuir as camisolas de arco-íris deste ano e tudo começará com o contra-relógio. Teremos o 3º título de Filippo Ganna?

 

Percurso

Distância não muito normal para uma prova de Campeonatos do Mundo, apenas 36 quilómetros a serem feitos num circuito de 18 quilómetros a ser percorrido por duas vezes. O destaque do circuito vai para uma subida de 700 metros a 6,7% ao quilómetro 7 do circuito. De resto, o circuito de Wollongong não apresenta grandes dificuldades, possuindo algumas retas longas, perfeitas para os puros especialistas.

 

Favoritos

Não tem sido um ano incrível para Filippo Ganna, começou a perder para Bissegger no UAE Tour e e a derrota recente nos Europeus é preocupante. O italiano conquistou os últimos Mundiais, é um evento que tem marcado no calendário todos os anos sente-se motivado para isso. Um Ganna em super forma é quase imparável e existem 2 longas rectas para o poderoso transalpino colocar o seu poder na estrada. Fez muito trabalho específico para o recorde da hora que será útil aqui.



Será possível alguém que não se preparou especificamente para este evento ser campeão mundial? Vamos obter a resposta esta noite com Remco Evenepoel. O belga tem qualidade para ganhar, a questão é se o treino que fez nas montanhas vai passar factura aqui, bem como o desgaste da Vuelta, em provas destas toda a energia conta e há interrogações sobre Evenepoel.

 

Outsiders

Stefan Bissegger colocou todo o azar para trás para se sagrar campeão europeu da especialidade e esteve semanas a preparar este dia, apesar da EF estar na luta pela manutenção. A formação norte-americana sabe que o suíço também pode obter imensos pontos desta forma. É alguém que vai gostar muito da parte técnica, vamos ver se não tem tendência a arriscar demais.

Stefan Kung está a fazer uma temporada melhor na bicicleta de estrada do que na de contra-relógio, aí perdeu sempre para os maiores rivais nas principais corridas, o que certamente não o deixará muito confiante. A preparação com o Tour e mais algumas corridas parece-nos boa, não achamos que Kung possa ganhar, mas o pódio é possível, vai gostar das colinas.



Os britânicos têm por tradição bons resultados nestes grandes eventos e o traçado é muito bom para Ethan Hayter, percurso técnico e bom 2 colinas para quebrar o ritmo, algo excelente para os mais explosivos. Hayter tem alguns pódios nesta disciplina este ano e foi 8° nos Mundiais no ano passado.

 

Possíveis surpresas

Tadej Pogacar é o convidado mistério destes Mundiais de contra-relógio, o esloveno está em grande forma, mas chegou à Austrália depois dos seus rivais, tem menos tempo de habituação às condições. Pogacar gosta de ir a todas, mas se está aqui é porque pensa que tem chances de medalha. Yves Lampaert é outro corredor que gostará do percurso desta forma e o belga surpreendeu este ano no Tour, muito técnico e explosivo pode surpreender no pódio. Entre os portugueses este percurso não é incrível nem para Nelson Oliveira nem para João Almeida, que vêm com o desgaste da Vuelta, um top 10 de qualquer um deles já seria bom. Os italianos Matteo Sobrero e Edoardo Affini são muito perigosos e inconsistentes, têm a vantagem de ter a mente neste dia há algumas semanas e de terem ido para a Austrália com antecedência. Remi Cavagna tem o top 5 perfeitamente ao seu alcance e é preciso muito cuidado com ele, tem um motor incrível que esteve a aquecer na Vuelta. Luke Durbridge tem dado boas indicações nos últimos contra-relógios depois de algumas desilusões, o factor casa pode ser importante no seu resultado. Para o top 10 olha ainda em Mikkel Bjerg, Bauke Mollema, Tobias Foss e Neilson Powless.

 

Super-Jokers

Os nossos Super-Jokers são Magnus Sheffield e Luke Plapp.



By admin