Fafe acolhe a partida da Volta a Portugal – Edição Especial com um prólogo, quais serão os ciclistas mais talhados a este traçado?
Percurso
Este é um prólogo nada comum, a parte inicial é muito rápida, em descida, mas também muito técnica. Existem várias curvas perigosas e acreditamos que muitas ciclistas da geral não arrisquem para não hipotecar as suas hipóteses aqui.
Já na segunda metade há menos perigosidade, mas uma rampa de 700 metros a mais de 10% de inclinação média para dificultar a tarefa aos ciclistas.
É um traçado para corredores muito explosivos, é necessária essa explosão para a rampa perto do final e para a aceleração à saída das curvas, mas a distância poderá ser demasiada para os puros sprinters.
Favoritos
Gustavo Veloso continua, aos 40 anos, a ser um nome a ter em conta neste tipo de esforços. O veterano espanhol ainda tem alguma explosão e muita experiência, está em boa forma como se viu tanto nos Nacionais, como no Troféu Joaquim Agostinho, onde fechou em 4º.
Este é certamente um grande objectivo para Rafael Reis e uma oportunidade de ouro para a equipa do Feirense envergar a camisola amarela. Rafael Reis beneficia de uma rodagem competitiva ligeiramente superior à concorrência, foi ao Circuito de Getxo e aos Europeus, onde conseguiu um bom 20º lugar na prova de contra-relógio.
Outsiders
Samuel Caldeira também reúne as características certas para vencer aqui. É um bom sprinter, tendo a explosão e a capacidade técnica nas curvas e consegue passar bem as colinas. De recordar que triunfou no prólogo do ano passado, em Viseu.
Gavin Mannion pode ser uma agradável surpresa amanhã. O corredor da Rally Cycling tem uma série de bons resultados na corrida contra o cronómetro, é verdade que prefere as crono-escaladas, mas este ano foi 10º por exemplo na Vuelta a San Juan.
Esta distância também encaixa bem no perfil de João Matias. Agora na Aviludo-Louletano, o sprinter português tem bastante técnica nas curvas e já teve bons desempenhos em finais empinados, a rampa não deve ser impeditiva para ele, terá liberdade para arriscar.
Possíveis surpresas
Daniel Mestre é outro ciclista que preenche muitos dos requisitos para amanhã, bom sprinter, bom a passar colinas, bom tecnicamente e em boa forma, como mostrou nos Nacionais. Como já referimos, duvidamos que os ciclistas da classificação geral arrisquem totalmente, é verdade que nomes como Vicente Garcia de Mateos ou João Rodrigues devem andar a rondar o top 5, mas para ganhar é preciso arriscar. Aleksandr Grigorev é outro nome a ter em conta, o russo é explosivo e bom contra-relogista, mas não parece estar a 100%. Alejandro Marque e Tiago Machado são corredores que prefeririam distâncias maiores, como a do contra-relógio em final, mas podem perfeitamente fazer top 10. José Neves já teve bons desempenhos em cronos desta distância e dentro da Burgos-BH Jesus Ezquerra é outra boa alternativa. Atenção ainda a Luís Mendonça, Daniel Freitas e Delio Fernandez.
Super-Jokers
Os nossos super-jokers são Diego Rubio e Sergey Shilov.
Velogames
Para esta edição da Volta a Portugal criamos uma liga no Velogames por isso convidamos todos os nossos leitores a entrar na mesma e tentarem a vossa sorte, constituindo uma equipa.
Código da liga: 915056716