A terceira etapa do GP Abimota partiu de Almeida com uma fuga numerosa a formar-se nos primeiros quilómetros, que incluía ciclistas como Tiago Machado, Jesus del Pino, Márcio Barbosa, Fabricio Ferrari e Angel Sanchez. No total, eram 14 os corredores que seguiam em fuga, conseguindo atingir uma vantagem superior aos 4 minutos quando estavam percorridos apenas 30 quilómetros.
A presença de muitas equipas na frente levou a que a fuga fosse anulada com mais de 70 quilómetros para a chegada. O pelotão seguiu compacto até Vouzela, tendo, a espaços, as pequenas lutas pelas contagens de montanha em Chãs Tavares e Pindelo de Silgueiros animado a tirada. Pelo meio, o líder Antonio Angulo e Rafael Lourenço chegaram a andar escapados ao pelotão mas foram alcançados devido ao trabalho da Vito-Feirense-PNB e Sporting/Tavira.
Em Vouzela, teve-se a espera chegada ao sprint onde o mais forte foi Antonio Angulo. O líder da prova superiorizou-se a toda a concorrência, batendo o duo da W52-FC Porto, Francisco Campos e César Fonte. Com esta vitória, Angulo reforçou a liderança do GP Abimota, tendo, agora, 10 segundos de vantagem para Fonte e 14 para António Carvalho.
Top 10 da etapa:
- Antonio Angulo (Efapel) 04h 40′ 34”
- Francisco Campos (W52-FC Porto) + 00′ 00”
- César Fonte (W52-FC Porto) + 00′ 00”
- Oscar Pelegrí (Vito-Feirense-PNB) + 00′ 00”
- João Benta (Rádio Popular-Boavista) + 00′ 00”
- Filipe Cardoso (Vito-Feirense-PNB) + 00′ 00”
- Bruno Silva (Efapel) + 00′ 00”
- Tiago Machado (Sporting/Tavira) + 00′ 00”
- António Barbio (Miranda-Mortágua) + 00′ 00”
- Marcos Jurado (Efapel) + 00′ 00”
Foto: João Fonseca