93 ciclistas à partida para a 8ª etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, um dia feito em torno da cidade da Maia. Ao contrário dos últimos dias, nenhuma fuga conseguiu solidificar-se nos primeiros quilómetros, no entanto não significava que o pelotão seguia a baixa velocidade, já que foram percorridos 46 quilómetros na primeira hora.
Foi já com mais de 50 quilómetros percorridos, aquando da passagem pela contagem de montanha em Armil que se formou a fuga do dia, composta por 13 ciclistas. Eram eles Gaspar Gonçalves, Pedro Pinto, César Fonte, Tiago Leal, Gonçalo Carvalho, Carlos Salgueiro, Vicente de Mateos, Afonso Silva, António Carvalho, Pedro Andrade, Diogo Narciso, Javier Moreno e Sérgio Adias. A vantagem chegou a ser de quase 4 minutos, o pelotão organizou-se e baixou para os 2 minutos e levou a ataques no grupo, com Josep Tomas, Rui Carvalho, João Silva e Francisco Campos a conseguirem fazer a ponte antes da subida para o Alto da Nossa Senhora da Assunção, situada a menos de 30 quilómetros do fim.
Com a Glassdrive/Q8/Anicolor no comando do pelotão, a 3 minutos da frente, António Carvalho destacou-se na última subida do dia e iniciou os últimos 20 quilómetros em solitário. As diferenças eram curtas e o antigo camisola amarela recebeu a companhia de outros 7 ciclistas a 5 quilómetros do fim, só que não se conformou e voltou a atacar um quilómetro passado, desta vez isolando-se e pedalando para o triunfo.
Na Maia, vitória para António Carvalho, a segunda na competição, chegando a solo e com tempo para festejar e saborear este triunfo. O resto do pódio foi decidido ao sprint e composto por jovens, com Pedro Andrade a terminar em 2º e Diogo Narciso a fazer 3º. O pelotão chegou a pouco mais de 2 minutos, encabeçado pela Glassdrive/Q8/Anicolor, com um tranquilo Rafael Reis a manter a liderança. Aliás, não houve alterações de maior na classificação geral, quem mais lucrou hoje foi António Carvalho, que subiu ao 11º posto.
Foto: Igor Martins/Global Imagens