Desde quinta-feira até ao dia de hoje decorreu a 16ª edição da Volta a Portugal de Juniores, uma competição com 5 etapas e com etapas para todos os gostos. A formação da Bairrada dominou a prova nacional, vencendo todas as etapas e geral. Nas classificações secundárias, apenas uma escapou à formação portuguesa.

Logo ao primeiro dia, Gonçalo Tavares ergueu os braços, num pódio que ficou completo apenas com ciclista da Bairrada, com António Morgado a 41 segundos e Daniel Lima a 1:29. O dia seguinte trazia duas etapas e, pela manhã, o pelotão viu 4 ciclistas da Bairrada chegarem isolados à meta em Celorico da Beira. A vitória sorriu a Rúben Rodrigues, com Daniel Lima, Gonçalo Tavares e António Morgado a chegarem na frente.



Pela tarde, o campeão nacional António Morgado não deu hipóteses, vencendo o contra-relógio de 10300 metros em Celorico da Beira, com o espanhol Iker Pérez a ser 2º, a 21 segundos, e o português José Bicho 3º, a 38 segundos. Gonçalo Tavares foi 4º, mas a 50 segundos, pelo que perdeu a camisola amarela para António Morgado por apenas 9 segundos. A chegada a Penamacor, no sábado, viu Gonçalo Tavares conseguir mais um triunfo, chegando na companhia de António Morgado. O duo da Bairrada venceu com uns impressionantes 3:02 de vantagem para o pelotão, onde a Bairrada voltou a vencer, com Daniel Lima a ser 3º.

Hoje era o dia mais duro, com chegada em alto na Covilhã. Tiago Nunes, da Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, tentou terminar com o domínio da Bairrada mas foi ultrapassado mesmo em cima da meta por um imparável António Morgado, que conseguiu a 2ª vitória na prova e o triunfo na geral final. José Bicho foi 3º, a 8 segundos.



Na geral, o campeão nacional António Morgado é o grande vencedor, revalidando o título conseguido no ano passado. Os seus companheiros de equipa, Gonçalo Tavares e Daniel Lima, completaram o pódio. Daniel Lima não venceu nenhuma etapa mas leva os pontos fruto da sua regularidade, António Morgado leva a montanha e a Bairrada vence coletivamente. A hegemonia da equipa portuguesa foi quebrada na classificação da juventude, com triunfo do espanhol Pablo Lospitao.

Results powered by FirstCycling.com

Foto: FPC

By admin