Segundo dia consecutivo de clássica em Espanha, hoje de uma categoria já superior e, consequentemente, com um pelotão com muitas equipas World Tour e, novamente, com a Sabgal/Anicolor. O GP Castellón – Ruta de la Cerámica ficou marcado pela fuga de oito ciclistas, entre os quais o britânico Harrison Wood, em representação da equipa nacional Sabgal/Anicolor. No pelotão, a UAE Team Emirates XRG era a formação mais interessada na perseguição e, a 16 quilómetros do fim, na última subida do dia, o Collado de Ayódar, o pelotão já estava compacto.
Muitos ataques no pelotão, sempre com a UAE Team Emirates XRG muito ativa, até que ficaram na frente Alessandro Covi, António Morgado, Clement Champoussin, Eric Fagundez, Davide Formolo e Christian Scaroni. Apesar das diferenças curtas, o rápido acesso aos quilómetros finais fazia sonhar com a vitória para o sexteto de frente de corrida. Vendo o pelotão a aproximar-se cada vez mais, Morgado, combativo como sempre, decidiu atacar a 1400 metros do fim.
Vários ciclistas conseguiram seguir o ciclista nacional, mas no final em subida, António Morgado mostrou que ainda tinha muita força e energia. Sprint muito poderoso do ciclista nacional rumo à primeira vitória do ano, no primeiro dia de competição. Fagundez foi 2º e Champoussin 3º. O pelotão chegou a escassos 5 segundos, com Mike Teunissen a ser 8º. Entre os ciclistas da Sabga/Anicolor, Ruben Fernandez voltou a ser o melhor, em 27º a 11 segundos.
Antonio Morgado en costaud
Le Portugais du team UAE remporte au sprint le Gp Castellón
Il devance Eric Fagundez et Clément Champoussin pour son premier dossard avec XDS Astana #GranPremioCastellón #LesRP
— Colin Bourgeat (@ColinBourgeat) January 25, 2025