O mês de Maio é uma altura importante para o pelotão internacional sub-23. Várias competições pertencentes à Taça do Mundo e, consequentemente, apuramento para o Tour de l’Avenir. Há menos de duas semanas decorreu o Orlen Nations Grand Prix, onde Alexandre Montez foi 17º na geral final, garantindo a Portugal 4 pontos para o ranking da Taça das Nações e, neste momento, a Seleção Nacional encontra-se em 11º num ranking onde se apuram os 15 primeiros classificados. A próxima prova pontuável é a Corrida da Paz, competição que se disputa entre os próximos dias 30 de maio e 2 de junho.
A prova de 4 etapas disputa-se na República Checa e terá a comitiva nacional liderada por António Morgado. Será a estreia do português neste escalão em 2024, em busca da qualificação para o Tour de l’Avenir, o seu grande objetivo para a segunda metade da época. Após a merecida pausa, o jovem da UAE Team Emirates volta à competição na companhia de Gonçalo Tavares, Alexandre Montez, Daniel Lima, Lucas Lopes e Duarte Domingues. Um bloco muito forte, com grande capacidade para a montanha, onde a corrida se irá decidir.
A primeira etapa será disputada num terreno rompe-pernas, devendo decidiri-se ao sprint. As segunda e quarta etapas também são bastante complicadas, com dificuldades perto do final e os ataques tardios podem evitar uma discussão ao sprint num pequeno grupo. Apesar das dificuldades, a corrida deverá decidir-se na 3ª etapa, com chegada em alto a Dlouhé Stráně, uma subida com cerca de 10 kms a 7%. Mais de 2000 metros de desnível acumulado positivo em menos de 100 quilómetros de etapa prometem fazer diferenças.
António Morgado é um dos grandes nomes presentes em competição e, claro está, um dos principais favoritos à vitória. Numa lista de participantes que ainda não é definitiva, o ciclista português deverá ter como principais rivais Simon Dalby (2º nesta prova em 2023 e com contrato com a Uno-X), Darren van Bekkum (vencedor da Ronde de l’Isard), Brieuc Rolland (2º no Orlen Nations Grand Prix) e Alexy Faure-Prost (já profissional na Intermarché-Wanty e 10º no Tour of Oman).